15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos TDAH

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e a concentração dos alunos com TDAH é o jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos podem criar suas próprias cartas, desenhando ou escrevendo as palavras e suas definições. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe a produção de textos orais e escritos.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de um caça-palavras que contenha termos importantes do tema abordado em sala. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e no desenvolvimento da atenção. A habilidade correspondente é EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular a criatividade dos alunos com TDAH através da criação de histórias em quadrinhos pode ser uma excelente estratégia. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver personagens e enredos, promovendo a colaboração e a expressão artística. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que incentiva a produção de textos narrativos.

4. Atividades de Movimento e Aprendizagem

Integrar movimento às atividades de aprendizagem pode ser muito benéfico. Por exemplo, os alunos podem participar de uma gincana onde cada estação representa um conteúdo a ser revisado. Essa abordagem está alinhada à habilidade EF15EF01, que propõe a prática de atividades físicas relacionadas ao aprendizado.

5. Leitura Compartilhada com Dramatização

Promover a leitura compartilhada de um texto seguido de uma dramatização pode ajudar os alunos a se concentrarem e a se envolverem mais com o conteúdo. A habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a leitura e interpretação de textos literários, é atendida por essa atividade.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos educativos sobre um tema específico. Essa atividade não só estimula a pesquisa e a organização de ideias, mas também desenvolve habilidades tecnológicas. A habilidade correspondente é EF15LP05, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

7. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Utilizar jogos de tabuleiro adaptados que envolvam perguntas sobre o conteúdo estudado pode ser uma forma divertida de revisar o aprendizado. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP06, que propõe a interação e o diálogo entre os alunos.

8. Mapa Mental Coletivo

Os alunos podem criar um mapa mental coletivo sobre um tema, utilizando post-its ou um quadro branco. Essa atividade ajuda na organização das ideias e na visualização do conteúdo. A habilidade EF15LP07 da BNCC, que envolve a organização de informações, é contemplada aqui.

9. Experimentos Práticos

Realizar experimentos práticos relacionados ao conteúdo de ciências pode despertar o interesse dos alunos. Por exemplo, ao estudar reações químicas, os alunos podem realizar experimentos simples. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que propõe a investigação e a experimentação.

10. Debates em Grupo

Organizar debates sobre temas atuais pode ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades de argumentação e escuta ativa. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

11. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade promove a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que propõe a produção de textos em diferentes plataformas.

12. Atividades de Arte e Expressão

Incluir atividades artísticas, como pintura ou escultura, pode ajudar os alunos a expressarem suas emoções e ideias. Essa abordagem está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a apreciação e a criação de obras de arte.

13. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing, onde os alunos assumem diferentes papéis em situações fictícias, podem ser uma forma eficaz de desenvolver empatia e habilidades sociais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF02, que envolve a interação social e o trabalho em equipe.

14. Atividades de Mindfulness

Incorporar práticas de mindfulness, como meditação ou exercícios de respiração, pode ajudar os alunos a se concentrarem melhor. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF03, que propõe o desenvolvimento da atenção e autocontrole.

15. Projetos Interdisciplinares

Desenvolver projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento pode ser uma forma eficaz de engajar os alunos. Essa abordagem está alinhada à habilidade EF15CI02, que propõe a articulação entre diferentes saberes.