15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos surdos do ensino fundamental

1. Contação de Histórias em Libras

A contação de histórias é uma atividade rica em aprendizado e pode ser adaptada para alunos surdos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores podem selecionar contos que abordem temas do cotidiano e que sejam de fácil compreensão. Durante a atividade, o educador pode usar expressões faciais e gestos para enriquecer a narrativa, estimulando a imaginação dos alunos. Essa prática atende à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a valorização da diversidade linguística e cultural.

2. Jogos de Memória com Sinais

Os jogos de memória são uma excelente ferramenta para reforçar o aprendizado de sinais em Libras. Os professores podem criar cartas com imagens de objetos e suas respectivas representações em Libras. Ao jogar, os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a associação entre a imagem e o sinal. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a prática de atividades lúdicas para o desenvolvimento da linguagem.

3. Atividades de Artes Visuais

As artes visuais são uma forma poderosa de expressão e podem ser utilizadas para trabalhar temas relevantes com alunos surdos. Os professores podem propor atividades como pintura, colagem ou escultura, onde os alunos devem criar obras que representem suas experiências e sentimentos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR01, que promove a apreciação e a produção artística.

4. Criação de Vídeos em Libras

A produção de vídeos é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão dos alunos surdos. Os professores podem incentivar os alunos a criar pequenos vídeos onde eles contam uma história ou explicam um conceito em Libras. Essa prática não só desenvolve a fluência na língua de sinais, mas também atende à habilidade BNCC EF15LP03, que propõe a utilização de diferentes mídias para a comunicação.

5. Teatro em Libras

O teatro é uma forma de arte que pode ser adaptada para alunos surdos, permitindo que eles se expressem de maneira única. Os professores podem organizar peças teatrais onde os alunos atuam utilizando Libras, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a vivência e a apreciação das artes cênicas.

6. Leitura de Livros em Libras

A leitura de livros em Libras é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da compreensão textual. Os professores podem selecionar livros que tenham versões em Libras e realizar leituras em sala de aula, incentivando a participação dos alunos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

7. Atividades de Música com Sinais

A música é uma forma de arte que pode ser adaptada para alunos surdos por meio da utilização de sinais. Os professores podem ensinar canções em Libras, permitindo que os alunos expressem a letra através de gestos e movimentos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR03, que propõe a vivência e a apreciação da música em diferentes contextos.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que estimula a criatividade e a narrativa visual. Os professores podem orientar os alunos a desenvolverem suas próprias histórias, utilizando Libras para descrever os diálogos. Essa prática atende à habilidade BNCC EF15LP05, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

9. Atividades de Ciências com Experimentos

Os experimentos de ciências podem ser adaptados para alunos surdos, utilizando demonstrações visuais e explicações em Libras. Os professores podem realizar experiências simples e descrever os processos e resultados utilizando sinais, promovendo a curiosidade científica. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15CI01, que propõe a investigação e a experimentação no ensino de ciências.

10. Jogos Interativos de Matemática

Os jogos interativos são uma excelente forma de ensinar matemática de maneira lúdica. Os professores podem criar jogos que envolvam contagem, adição e subtração, utilizando materiais visuais e sinais em Libras para explicar as regras. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15MA01, que propõe o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.