15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos com TDAH

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e a concentração dos alunos com TDAH é o jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se conectam, promovendo a associação de ideias. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que abordem temas do currículo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de permitir que os alunos se movimentem enquanto desenham e discutem suas ideias. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Caça ao Tesouro Educacional

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam questões de matemática ou ciências pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos devem trabalhar em equipe para resolver os enigmas e encontrar o “tesouro”. Essa atividade promove a colaboração e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF12MA03.

4. Atividades de Movimento e Aprendizagem

Incorporar atividades físicas nas aulas, como jogos de corrida que envolvam perguntas e respostas sobre o conteúdo, ajuda a manter os alunos engajados. Essa abordagem ativa é especialmente benéfica para alunos com TDAH, pois combina movimento com aprendizado. Habilidade BNCC: EF02EF01.

5. Uso de Recursos Audiovisuais

Utilizar vídeos e animações que expliquem conceitos pode facilitar a compreensão dos alunos com TDAH. Após a exibição, os alunos podem discutir o conteúdo em grupos, promovendo a interação e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro que envolvem estratégia e raciocínio lógico podem ser uma excelente ferramenta para o aprendizado. Os alunos podem jogar em grupos, o que estimula a socialização e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF12MA04.

7. Atividades de Artes Visuais

Incluir atividades de artes visuais, como pintura e colagem, permite que os alunos expressem suas emoções e pensamentos de forma criativa. Essas atividades podem ser ligadas a temas do currículo, facilitando a aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada de livros ou contos pode ser uma forma eficaz de envolver alunos com TDAH. Os alunos podem se revezar na leitura e discutir o que entenderam, promovendo a compreensão e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Dramatização de Conteúdos

Promover a dramatização de histórias ou conceitos estudados permite que os alunos se movimentem e se expressem. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma dinâmica e interativa, favorecendo a retenção do aprendizado. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Criação de Blogs ou Diários Digitais

Os alunos podem criar blogs ou diários digitais onde compartilham suas reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade estimula a escrita e a organização de ideias, além de permitir que os alunos se familiarizem com a tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Experimentos Científicos Práticos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos com TDAH. A prática ajuda a consolidar o conhecimento teórico e estimula a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF12CI01.

12. Debates e Discussões em Grupo

Promover debates sobre temas atuais ou questões do currículo pode ser uma forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Essa atividade incentiva a participação e a argumentação, habilidades essenciais para o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP07.

13. Mapa Mental Coletivo

A criação de um mapa mental coletivo em grupo ajuda os alunos a organizarem suas ideias sobre um tema específico. Essa técnica visual facilita a compreensão e a memorização de informações. Habilidade BNCC: EF15LP08.

14. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing, onde os alunos assumem papéis e encenam situações, podem ser uma maneira eficaz de aprender sobre história ou ciências sociais. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EF15HG01.

15. Projetos Interdisciplinares

Desenvolver projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento pode ser muito enriquecedor. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar apresentações ou protótipos, promovendo a colaboração e a aplicação prática do que aprenderam. Habilidade BNCC: EF12CI02.