15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos com surdez

1. Jogo de Memória com Sinais

Uma atividade divertida que utiliza cartões com imagens e sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento dos sinais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos em diferentes formatos.

2. Contação de Histórias em Libras

Os professores podem contar histórias utilizando Libras, incentivando os alunos a participarem com gestos e expressões. Essa prática desenvolve a compreensão e a expressão em Libras, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da produção e interpretação de narrativas.

3. Atividade de Classificação de Sons

Utilizando objetos que produzem diferentes sons, os alunos podem classificar os itens de acordo com suas características sonoras. Embora os alunos com surdez não escutem, podem explorar visualmente e tátilmente os objetos, promovendo a habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a classificação de fenômenos naturais.

4. Criação de Cartazes Visuais

Os alunos podem criar cartazes que representem temas estudados, utilizando imagens e palavras em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes suportes.

5. Teatro de Fantoches em Libras

Os alunos podem criar e apresentar peças de teatro utilizando fantoches, onde a comunicação é feita em Libras. Essa atividade promove a expressão artística e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e criação de produções artísticas.

6. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Desenvolver jogos de tabuleiro que incentivem a interação e a comunicação em Libras. Os alunos podem jogar em grupos, praticando a linguagem de sinais enquanto se divertem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a interação em diferentes contextos.

7. Atividades de Artes Visuais

Os alunos podem participar de atividades de artes visuais, como pintura e colagem, onde podem expressar suas emoções e ideias. Essa prática está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a criação e apreciação de obras de arte.

8. Roda de Conversa em Libras

Promover rodas de conversa onde os alunos possam discutir temas variados em Libras. Essa atividade estimula a comunicação e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da interação oral em diferentes contextos.

9. Atividade de Identificação de Emoções

Utilizar cartões com expressões faciais e pedir aos alunos que identifiquem as emoções correspondentes. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão emocional, alinhando-se à habilidade EF15PS01, que envolve o reconhecimento e a expressão de emoções.

10. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem criar vídeos curtos onde apresentam temas estudados em Libras. Essa atividade estimula a produção audiovisual e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.