15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos com paralisia cerebral

1. Atividade de Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade e a coordenação motora. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para expressar suas emoções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a exploração de diferentes formas de expressão artística.

2. Jogo de Memória com Cartas Adaptadas

O jogo de memória é uma ótima maneira de desenvolver a memória e a concentração. Utilize cartas com imagens de objetos do cotidiano ou figuras que os alunos conhecem. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01, que busca desenvolver a capacidade de reconhecimento e associação.

3. Contação de Histórias com Recursos Visuais

A contação de histórias pode ser enriquecida com o uso de fantoches ou ilustrações. Isso ajuda os alunos a visualizarem a narrativa, estimulando a imaginação e a linguagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que envolve a interpretação de textos orais e visuais.

4. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma eficaz de trabalhar a coordenação motora e a socialização. Os alunos podem dançar ao som de músicas infantis, promovendo a expressão corporal. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação artística.

5. Jogo de Cores com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar um jogo de cores ajuda os alunos a aprender sobre sustentabilidade enquanto desenvolvem habilidades motoras. A atividade se alinha à habilidade EF15CI01, que busca promover a consciência ambiental e a criatividade.

6. Atividade de Jardinagem

A jardinagem é uma excelente forma de conectar os alunos com a natureza. Eles podem plantar sementes e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo da vida. Essa atividade atende à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.

7. Criação de Cartazes com Colagem

A colagem é uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora fina. Os alunos podem criar cartazes sobre temas de interesse, utilizando recortes de revistas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR03, que envolve a criação de obras artísticas.

8. Atividade de Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que desenvolve a motricidade fina e a criatividade. Os alunos podem criar formas e figuras, explorando texturas e cores. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR04, que envolve a exploração de elementos da arte.

9. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades dos alunos, promovendo a interação social e o raciocínio lógico. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15MA01, que busca desenvolver o pensamento matemático e a resolução de problemas.

10. Atividade de Teatro com Improvisação

O teatro é uma forma poderosa de expressão. Os alunos podem participar de atividades de improvisação, desenvolvendo habilidades sociais e de comunicação. Essa atividade atende à habilidade EF15AR05, que envolve a apreciação e a criação de performances artísticas.