15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos com dislexia

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que envolve a leitura de um texto em conjunto, permitindo que os alunos com dislexia acompanhem o ritmo da leitura. Essa prática pode ser realizada com livros ilustrados ou textos curtos, onde o professor lê em voz alta e os alunos seguem com os olhos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a prática de leitura em diferentes contextos.

2. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como o caça-palavras e a forca, são excelentes para trabalhar a identificação de letras e palavras. Essas atividades ajudam os alunos a desenvolverem a consciência fonológica e a ortografia. O jogo pode ser adaptado para incluir palavras que os alunos estão aprendendo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular os alunos a criarem suas próprias histórias em quadrinhos pode ser uma forma divertida de trabalhar a narrativa e a escrita. Os alunos podem desenhar e escrever diálogos, o que facilita a expressão de ideias e a criatividade. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

4. Atividades com Música

A música pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado. Cantar letras de músicas ou criar paródias ajuda os alunos a memorizar palavras e frases. Além disso, a música pode ser utilizada para trabalhar a rítmica da linguagem. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a apreciação e a produção de textos musicais.

5. Uso de Tecnologias Assistivas

Integrar tecnologias assistivas, como softwares de leitura e aplicativos de escrita, pode facilitar o aprendizado dos alunos com dislexia. Essas ferramentas ajudam na leitura e na escrita, proporcionando um suporte adicional. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que propõe o uso de diferentes recursos tecnológicos para a aprendizagem.

6. Atividades de Raciocínio Lógico

Desenvolver atividades que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, pode ajudar os alunos a melhorarem suas habilidades cognitivas. Essas atividades promovem o pensamento crítico e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve o desenvolvimento do raciocínio lógico.

7. Dramatizações

As dramatizações são uma forma eficaz de trabalhar a expressão oral e a interpretação de textos. Os alunos podem encenar histórias ou situações do cotidiano, o que ajuda a desenvolver a comunicação e a empatia. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP07, que propõe a prática de diferentes formas de expressão oral.

8. Criação de Mapas Mentais

Os mapas mentais são uma ferramenta visual que ajuda os alunos a organizarem suas ideias e informações. Essa técnica pode ser utilizada para resumir conteúdos ou planejar textos, facilitando a compreensão. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP08, que incentiva a organização do pensamento e a produção textual.

9. Atividades de Escrita Criativa

Estimular a escrita criativa, onde os alunos podem escrever sobre temas de seu interesse, ajuda a desenvolver a fluência na escrita. O professor pode propor temas variados e permitir que os alunos escolham como desejam expressar suas ideias. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que propõe a produção de textos criativos.

10. Leitura de Histórias em Voz Alta

A leitura de histórias em voz alta, onde o professor lê para os alunos, pode ser uma atividade muito enriquecedora. Isso não apenas melhora a compreensão auditiva, mas também estimula a imaginação e a criatividade dos alunos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.