15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos com baixa visão

1. Jogo de Memória Tátil

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartões com diferentes texturas. Os alunos devem combinar os cartões que possuem a mesma textura. Essa atividade estimula a percepção tátil e a memória, sendo uma excelente forma de inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Leitura em Braille

Propor a leitura de textos em Braille, utilizando livros adaptados. Os alunos podem explorar a escrita e a leitura em Braille, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

3. Atividades com Sons

Realizar atividades que envolvam sons, como identificar instrumentos musicais ou sons da natureza. Os alunos podem associar sons a imagens, desenvolvendo a audição e a memória auditiva. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Pintura com Texturas

Propor uma atividade de pintura onde os alunos utilizem materiais com diferentes texturas, como areia, algodão e papel amassado. Isso estimula a criatividade e a percepção tátil. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Contação de Histórias com Recursos Visuais

Realizar contação de histórias utilizando recursos visuais adaptados, como fantoches e objetos táteis. Essa atividade incentiva a imaginação e a participação dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

6. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Utilizar jogos de tabuleiro adaptados com peças em relevo ou texturizadas. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação social e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15MA03.

7. Atividades de Jardinagem

Propor atividades de jardinagem onde os alunos possam tocar e sentir diferentes plantas. Essa atividade estimula a conexão com a natureza e a percepção sensorial. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular os alunos a criar histórias em quadrinhos utilizando desenhos e textos em Braille. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples que envolvam a percepção tátil e olfativa, como misturar ingredientes para fazer uma massa. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Dança e Movimento

Promover aulas de dança e movimento onde os alunos possam explorar o espaço e o ritmo. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

11. Criação de Mapa Tátil

Desenvolver um mapa tátil da escola ou da comunidade, utilizando materiais como papelão e texturas. Os alunos podem explorar o mapa e aprender sobre a localização de diferentes espaços. Habilidade BNCC: EF15GE01.

12. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária onde os alunos possam tocar e sentir os ingredientes. Essa atividade estimula a autonomia e o aprendizado sobre alimentação saudável. Habilidade BNCC: EF15CI03.

13. Teatro de Sombras

Propor uma atividade de teatro de sombras, onde os alunos possam criar histórias utilizando luz e sombras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Jogos de Raciocínio Lógico

Utilizar jogos de raciocínio lógico adaptados, como quebra-cabeças em relevo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA04.

15. Atividades de Música e Ritmo

Realizar atividades de música e ritmo, onde os alunos possam tocar instrumentos e explorar diferentes sons. Essa atividade promove a socialização e a expressão musical. Habilidade BNCC: EF15AR04.