15 Ideias de Atividades (BNCC) para Alfabetização e Letramento

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que as crianças estão aprendendo. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que rimam ou que pertencem à mesma categoria. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias, além de promover o letramento. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias é uma prática essencial para o desenvolvimento da alfabetização. Os professores podem utilizar fantoches para tornar a atividade mais interativa e envolvente. As crianças podem criar suas próprias histórias e apresentá-las, desenvolvendo a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, como animais, alimentos ou profissões. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e ilustração, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Além disso, promove o trabalho em grupo e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve a leitura de um texto em conjunto, onde o professor pode fazer intervenções e questionamentos. Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem a compreensão leitora e a fluência. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas experiências, aprendizados e reflexões. Essa atividade estimula a escrita e a autoexpressão, além de ser uma forma de os alunos se familiarizarem com a escrita cotidiana. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra apresentada. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do vocabulário e na percepção sonora das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Atividades com Letras Móveis

Utilizar letras móveis para formar palavras é uma atividade que estimula a manipulação e a visualização das letras. Os alunos podem criar palavras e até pequenas frases, desenvolvendo a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Caça-Palavras Temático

Os professores podem elaborar caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecerem palavras e a desenvolverem o vocabulário de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches, onde representam uma história. Essa atividade estimula a expressão oral, a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre um tema estudado. Essa atividade promove a revisão de conteúdos e estimula a participação ativa dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Leitura de Poemas

A leitura de poemas é uma excelente maneira de trabalhar a musicalidade da língua. Os alunos podem escolher poemas para ler em voz alta, explorando a entonação e a expressividade. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e o senso de pertencimento. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogos de Sílabas

Os alunos podem participar de jogos que envolvem a formação de palavras a partir de sílabas. Essa atividade ajuda no reconhecimento das estruturas das palavras e na construção do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividades de Leitura em Dupla

Os alunos podem ler em duplas, onde um lê e o outro escuta, trocando papéis após um tempo. Essa atividade promove a fluência e a compreensão leitora, além de incentivar a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP15.