15 Ideias de Atividades (BNCC) para alfabetização de adultos

1. Leitura de Histórias em Grupo

Uma atividade que promove a alfabetização de adultos é a leitura de histórias em grupo. Os participantes podem escolher um livro ou uma história curta e, em seguida, fazer uma leitura compartilhada. Essa prática estimula a compreensão textual e a discussão sobre o conteúdo, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e reflexões. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas de interesse, utilizando palavras e imagens. Essa atividade ajuda na construção do vocabulário e na prática da escrita. Além disso, os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver palavras cruzadas com termos relacionados ao cotidiano dos alunos é uma forma divertida de trabalhar a ortografia e o reconhecimento de palavras. Os alunos podem criar suas próprias palavras cruzadas e desafiá-los a resolver as de seus colegas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem participar da produção de um texto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de promover a colaboração entre os participantes. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Discussão de Notícias

Selecionar notícias do dia e promover uma discussão em grupo é uma excelente maneira de trabalhar a leitura crítica e a interpretação de textos. Os alunos podem trazer suas próprias notícias e debater sobre elas, desenvolvendo habilidades de argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividades de Rimas e Sons

Realizar atividades que envolvam rimas e sons ajuda os alunos a desenvolverem a consciência fonológica. Os alunos podem criar poesias ou músicas, explorando a sonoridade das palavras e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogos de Memória com Palavras

Os jogos de memória que utilizam palavras são ótimos para reforçar o vocabulário. Os alunos podem criar cartões com palavras e suas definições, jogando em duplas ou grupos. Essa atividade estimula a memorização e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Entrevistas entre Alunos

Promover entrevistas entre os alunos é uma forma de praticar a fala e a escuta ativa. Os alunos podem se entrevistar sobre temas de interesse, registrando as respostas em um caderno. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de formular perguntas e a escuta atenta. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Diários Pessoais

Incentivar os alunos a manterem um diário pessoal é uma excelente maneira de praticar a escrita de forma livre. Eles podem escrever sobre suas experiências diárias, sentimentos e reflexões, o que também ajuda na autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Teatro de Fantoches

Realizar uma atividade de teatro de fantoches permite que os alunos explorem a criatividade e a expressão oral. Eles podem criar suas próprias histórias e personagens, apresentando para a turma. Essa atividade estimula a comunicação e a confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP10.