15 Ideias de Atividades (BNCC) para a educação infantil para alfabetizar letrando

1. Jogo da Memória de Palavras

O Jogo da Memória de Palavras é uma atividade lúdica que estimula a memória e a associação de palavras. Os alunos devem encontrar pares de cartões que contenham a mesma palavra ou imagem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a identificação de palavras e imagens, promovendo o letramento inicial.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma forma envolvente de incentivar a imaginação e a linguagem oral. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e contar histórias, desenvolvendo a habilidade EF15LP02, que foca na produção e interpretação de narrativas.

3. Caça-Palavras Temático

O Caça-Palavras Temático é uma atividade que pode ser adaptada para diferentes temas, como animais, frutas ou profissões. Os alunos devem encontrar as palavras escondidas, o que contribui para a habilidade EF15LP03, relacionada ao reconhecimento e à leitura de palavras em contextos variados.

4. Criação de um Livro Coletivo

Nesta atividade, os alunos colaboram para criar um livro coletivo, onde cada um pode contribuir com uma página. Essa prática estimula a escrita e a organização de ideias, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos coletivos e individuais.

5. Atividades com Rimas

As atividades com rimas ajudam os alunos a perceber sonoridades e a desenvolver a consciência fonológica. Os professores podem propor jogos de rimas e poesias, atendendo à habilidade EF15LP05, que foca na exploração de rimas e ritmos na língua.

6. Oficina de Cartazes

A Oficina de Cartazes permite que os alunos expressem suas ideias visualmente, utilizando palavras e imagens. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos visuais e a leitura de diferentes suportes.

7. Brincadeiras de Linguagem

Brincadeiras de linguagem, como “Adivinhação” ou “Quem sou eu?”, promovem a oralidade e a interação entre os alunos. Essas atividades ajudam a desenvolver a habilidade EF15LP07, que foca na comunicação e na troca de informações.

8. Jogo de Sílabas

O Jogo de Sílabas é uma atividade que envolve a formação de palavras a partir de sílabas recortadas. Os alunos podem montar palavras e praticar a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a segmentação e a fusão de sílabas.

9. Teatro de Sombras

O Teatro de Sombras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os alunos podem criar histórias e representá-las usando sombras, desenvolvendo a habilidade EF15LP09, que envolve a produção e a interpretação de textos dramatizados.

10. Jogo do Alfabeto

O Jogo do Alfabeto consiste em atividades que envolvem a identificação e a formação de letras. Os alunos podem utilizar letras recortadas ou em materiais diversos para formar palavras, atendendo à habilidade EF15LP10, que foca no reconhecimento e na escrita das letras do alfabeto.