15 Ideias de Atividades (BNCC) para a educação infantil 5 anos

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas variados e que estejam alinhados com a BNCC, como a diversidade cultural e a inclusão. Durante a atividade, as crianças podem ser incentivadas a participar, fazendo perguntas e até mesmo encenando partes da história. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas ajudam a desenvolver a consciência fonológica das crianças. Os professores podem criar um jogo onde as crianças precisam encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividade de Artes Plásticas

As atividades de artes plásticas são essenciais para a expressão criativa das crianças. Os professores podem propor que as crianças criem obras de arte utilizando diferentes materiais, como tintas, papéis coloridos e recicláveis. Essa atividade pode ser relacionada a temas da natureza, promovendo a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são importantes para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem criar cenários onde as crianças possam interpretar diferentes papéis, como médicos, professores ou personagens de histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a empatia. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Atividade de Música e Movimento

A música e o movimento são fundamentais para o desenvolvimento motor das crianças. Os professores podem organizar atividades que envolvam danças e canções, permitindo que as crianças se movimentem e se expressem através do corpo. Essa atividade pode ser relacionada a diferentes culturas, promovendo a diversidade. Habilidade BNCC: EF15MU01.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples é uma maneira divertida de ensinar conceitos básicos de ciências. Os professores podem propor atividades como a mistura de cores com tintas ou a observação de plantas em crescimento. Essas experiências ajudam as crianças a desenvolverem a curiosidade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que conecta as crianças com a natureza. Os professores podem organizar um pequeno jardim na escola, onde as crianças possam plantar sementes e cuidar das plantas. Essa atividade ensina sobre o ciclo da vida e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI03.

8. Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma excelente forma de desenvolver habilidades sociais e cognitivas. Os professores podem utilizar jogos que estimulem o raciocínio lógico e a estratégia, promovendo a interação entre as crianças. Essa atividade pode ser adaptada para incluir temas da BNCC, como matemática e linguagem. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Atividades de Culinária

A culinária é uma atividade prática que pode ser utilizada para ensinar sobre alimentação saudável e medidas. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças ajudem a preparar um lanche saudável, discutindo a importância de cada ingrediente. Habilidade BNCC: EF15ET01.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma forma divertida de estimular a criatividade e a escrita. Os professores podem orientar as crianças a criarem suas próprias histórias, desenhando os personagens e os cenários. Essa atividade pode ser relacionada a temas da BNCC, como a diversidade e a inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP03.