15 Ideias de Atividades (BNCC) para 7º ano língua portuguesa

1. Produção de Texto Criativo: Proponha aos alunos que escrevam uma narrativa de aventura. A atividade deve incluir a elaboração de personagens, enredo e ambientação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Análise de Poemas: Selecione poemas de autores brasileiros e peça aos alunos que analisem os elementos poéticos, como rimas e metáforas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais: Organize um debate em sala sobre um tema atual, como meio ambiente ou cidadania. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Blog Literário: Incentive os alunos a criar um blog onde possam publicar resenhas de livros que leram. Isso estimula a escrita e a leitura crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Teatro de Fantoches: Os alunos devem criar um pequeno teatro de fantoches baseado em uma história que estudaram. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas: Crie um jogo de perguntas sobre gramática e literatura. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de Vídeo: Os alunos devem produzir um vídeo explicativo sobre um tema literário, utilizando recursos visuais e sonoros. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Estudo de Gêneros Textuais: Proponha que os alunos pesquisem diferentes gêneros textuais e apresentem suas características para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes: Os alunos devem criar cartazes informativos sobre um autor ou obra literária, utilizando elementos visuais e textuais. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Contação de Histórias: Organize uma sessão de contação de histórias onde os alunos possam compartilhar contos que criaram ou que leram. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Leitura Compartilhada: Realize sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta e discutem o texto em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Jornais: Os alunos devem criar um jornal da turma, com notícias, entrevistas e crônicas, promovendo a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Estudo de Contos de Fadas: Analise contos de fadas e suas versões modernas, discutindo as mudanças de contexto e moral. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Roda de Leitura: Organize uma roda de leitura onde cada aluno compartilha um trecho de um livro que está lendo, estimulando a troca de experiências literárias. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Podcast: Os alunos devem criar um podcast sobre um tema literário, discutindo obras e autores, desenvolvendo habilidades de fala e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP15.