15 Ideias de Atividades (BNCC) para 6º ano geografia

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar continentes, oceanos e países. Utilizando materiais como papel, canetas coloridas e recursos digitais, os estudantes devem localizar e marcar informações geográficas relevantes. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF06GE01, que aborda a leitura e interpretação de mapas.

2. Estudo de Caso: Cidades do Brasil

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre diferentes cidades brasileiras, explorando aspectos como localização, clima, cultura e economia. A atividade pode incluir pesquisas em grupo e apresentações orais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06GE02, que envolve a análise de características das cidades brasileiras.

3. Criação de um Jornal Geográfico

Os alunos podem criar um jornal geográfico que aborde temas como geografia física, política e econômica. Eles devem incluir notícias, entrevistas e reportagens sobre diferentes regiões do Brasil e do mundo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF06GE03, que incentiva a produção de textos informativos.

4. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Desenvolver um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios sobre geografia. Os alunos podem criar perguntas sobre capitais, rios e montanhas, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF06GE04, que estimula a curiosidade e o conhecimento geográfico.

5. Análise de Mapas Climáticos

Os alunos devem analisar diferentes mapas climáticos, identificando as características de cada região. A atividade pode incluir discussões sobre como o clima influencia a vida das pessoas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06GE05, que aborda a relação entre clima e sociedade.

6. Projeto de Sustentabilidade Local

Os alunos podem desenvolver um projeto que vise a sustentabilidade em sua comunidade, propondo soluções para problemas ambientais. A atividade pode incluir pesquisa, planejamento e apresentação dos resultados. Esta atividade atende à habilidade BNCC EF06GE06, que incentiva a reflexão sobre questões ambientais.

7. Visita a um Museu de Geografia

Organizar uma visita a um museu que tenha exposições sobre geografia, história e cultura. Os alunos devem fazer anotações e apresentar suas descobertas em sala de aula. Esta atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06GE07, que promove a aprendizagem por meio de experiências práticas.

8. Debate sobre Globalização

Realizar um debate sobre os impactos da globalização na geografia e na cultura local. Os alunos devem pesquisar diferentes pontos de vista e apresentar argumentos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF06GE08, que aborda a análise crítica de fenômenos sociais.

9. Criação de um Blog de Viagens

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes países e culturas. Eles devem incluir textos, fotos e vídeos, promovendo a pesquisa e a escrita. Esta atividade atende à habilidade BNCC EF06GE09, que estimula a produção de conteúdo digital.

10. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos devem elaborar um mapa que represente as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. A atividade pode incluir pesquisa e apresentação em grupo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06GE10, que aborda a exploração dos recursos naturais.