15 Ideias de Atividades (BNCC) para 6º ano

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Desenvolva um jogo de tabuleiro que aborde temas históricos relevantes para o 6º ano, como a história do Brasil ou civilizações antigas. Os alunos podem criar perguntas e respostas baseadas nos conteúdos estudados, promovendo a pesquisa e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF06HI01.

2. Produção de Podcast

Os alunos podem produzir um podcast sobre um tema específico da literatura ou ciências, como a vida de um autor ou um conceito científico. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação oral. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Criação de Blog

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham suas reflexões sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade incentiva a escrita e a pesquisa, além de promover o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Feira de Ciências

Organizar uma feira de ciências onde os alunos apresentam projetos relacionados a fenômenos naturais ou experimentos científicos. Essa atividade promove a investigação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF06CI01.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches baseado em uma história estudada em literatura. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Mapa Mental Coletivo

Os estudantes podem criar um mapa mental coletivo sobre um tema estudado, utilizando cartolinas e canetas coloridas. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na colaboração. Habilidade BNCC: EF06LP01.

7. Debate sobre Questões Sociais

Promova um debate em sala de aula sobre questões sociais atuais, como meio ambiente ou direitos humanos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF06GE01.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade incentiva a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Estudo de Campo

Realizar uma visita a um museu ou parque para observar e aprender sobre a biodiversidade ou história local. Essa atividade proporciona aprendizado prático e contextualizado. Habilidade BNCC: EF06CI02.

10. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados, como eventos históricos ou conceitos científicos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados, utilizando plataformas digitais ou cartões. Essa atividade promove a revisão e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF06LP05.

12. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas de ciências ou história, utilizando pesquisa e criatividade. Essa atividade estimula a apresentação visual de informações. Habilidade BNCC: EF06CI03.

13. Atividades de Leitura Compartilhada

Promova sessões de leitura compartilhada onde os alunos leem e discutem livros ou textos informativos, desenvolvendo habilidades de interpretação e análise. Habilidade BNCC: EF15LP06.

14. Criação de Experimentos Científicos

Os alunos podem realizar experimentos científicos simples em sala de aula, documentando o processo e os resultados. Essa atividade promove a investigação e o método científico. Habilidade BNCC: EF06CI04.

15. Projeto de Sustentabilidade

Desenvolver um projeto de sustentabilidade, como a criação de uma horta escolar ou campanhas de reciclagem, promovendo a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF06GE02.