15 Ideias de Atividades (BNCC) para 6º ano português

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem criar uma história em quadrinhos ou um conto, utilizando elementos narrativos como personagens, enredo e ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Leitura e Análise de Poemas

Os alunos podem ler e analisar poemas de autores brasileiros, discutindo as emoções e os temas abordados. Essa atividade pode ser complementada com a produção de um poema original pelos alunos, desenvolvendo a habilidade EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de diferentes textos literários.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como a preservação do meio ambiente ou a inclusão social, permite que os alunos desenvolvam a habilidade de argumentação e escuta. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a construção de argumentos em discussões.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog literário onde compartilham resenhas de livros que leram, reflexões sobre temas literários e suas próprias produções textuais. Essa atividade estimula a escrita e a leitura crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção e circulação de textos em diferentes mídias.

5. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala de aula é uma maneira divertida de fixar o conteúdo. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas próprias palavras cruzadas, o que promove a habilidade EF15LP05, que trata da ampliação do vocabulário e do uso de diferentes formas de linguagem.

6. Análise de Contos de Fadas

Os alunos podem analisar contos de fadas clássicos, identificando suas estruturas e temas. Em seguida, podem criar suas próprias versões desses contos, adaptando-os para a realidade atual. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura e interpretação de narrativas.

7. Produção de Vídeos de Contação de Histórias

Os alunos podem produzir vídeos onde contam histórias que criaram ou adaptaram. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão artística, além de desenvolver a habilidade EF15LP07, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

8. Estudo de Gêneros Textuais

Realizar um estudo aprofundado sobre diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e poesias, permite que os alunos compreendam as características de cada um. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que envolve a identificação e produção de textos em diferentes gêneros.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas literários ou sociais, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos informativos e a utilização de recursos visuais.

10. Leitura Compartilhada de Livros

Promover sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta trechos de livros, permite que desenvolvam a fluência e a entonação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a prática da leitura em diferentes contextos.