15 Ideias de Atividades (BNCC) para 5º ano educação física

1. Jogo da Memória com Esportes

Utilize cartões com imagens de diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o conhecimento sobre as modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Monte um circuito com estações que envolvam diferentes atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força. Os alunos devem passar por cada estação, promovendo a resistência e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temas de Esportes

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras, utilizando músicas relacionadas a esportes. Quando a música parar, os alunos devem se posicionar em uma cadeira e responder a perguntas sobre as regras dos esportes. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Torneio de Mini-Esportes

Organize um torneio com mini-versões de esportes, como mini-futebol ou mini-basquete. Os alunos devem formar equipes e competir, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Caça ao Tesouro Esportivo

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos relacionados a diferentes esportes. Cada objeto encontrado deve ser associado a uma regra ou curiosidade sobre a modalidade. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Aulas de Yoga para Crianças

Introduza os alunos ao yoga, ensinando posturas simples que promovem a flexibilidade e a concentração. As aulas podem incluir jogos que incentivem a prática de respiração e relaxamento. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Revezamento

Realize atividades de revezamento, onde os alunos devem correr em equipes e passar um bastão. Essa atividade desenvolve a velocidade e a coordenação, além de incentivar o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Luta e Defesa Pessoal

Ensine técnicas básicas de luta e defesa pessoal, enfatizando a importância do respeito e da segurança. Os alunos podem praticar em duplas, sempre sob supervisão. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Criação de Coreografias em Grupo

Divida os alunos em grupos e peça que criem coreografias utilizando movimentos de diferentes esportes. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos Tradicionais Adaptados

Adapte jogos tradicionais, como queimada ou pega-pega, para incluir regras que promovam a inclusão e a participação de todos os alunos. Essa atividade reforça a importância da inclusão no esporte. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Atividades de Atletismo

Promova atividades de atletismo, como corridas, saltos e arremessos, em que os alunos possam experimentar diferentes modalidades e desenvolver suas habilidades físicas. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Crie jogos de tabuleiro que abordem regras e curiosidades sobre diferentes esportes. Os alunos jogam em grupos, aprendendo enquanto se divertem. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Simulação de Competições

Realize simulações de competições esportivas, onde os alunos devem se preparar e competir em diferentes modalidades, aprendendo sobre a importância do espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Natação

Se possível, organize uma aula de natação, abordando técnicas básicas e a segurança na água. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento motor e a segurança dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Criação de um Jornal Esportivo

Peça aos alunos que criem um jornal esportivo, onde possam escrever sobre suas atividades, resultados de competições e curiosidades sobre esportes. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF15EF15.