15 Ideias de Atividades (BNCC) para 5º ano

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas sobre eventos históricos importantes do Brasil. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver as perguntas e respostas, promovendo a pesquisa e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI01), que aborda a análise de diferentes fontes históricas.

2. Produção de Texto Criativo

Os alunos devem criar uma narrativa que se passe em um período histórico estudado. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos demonstrem sua compreensão sobre o tema. A habilidade BNCC correspondente é (EF15LP01), que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

3. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples que ilustrem conceitos de ciências, como a mistura de substâncias e suas reações. Os alunos podem documentar o processo e os resultados, promovendo a observação e a análise crítica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF05CI01), que trata da investigação de fenômenos naturais.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. A habilidade BNCC correspondente é (EF15GE03), que envolve a discussão de questões socioambientais.

5. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal que aborde temas relevantes da escola e da comunidade. Essa atividade incentiva a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade de comunicação. A habilidade BNCC relacionada é (EF15LP02), que envolve a produção de textos informativos.

6. Mapa Conceitual de Matemática

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione diferentes conceitos matemáticos aprendidos ao longo do ano. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os temas. A habilidade BNCC correspondente é (EF05MA03), que trata da resolução de problemas matemáticos.

7. Apresentação de Projetos de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver projetos de pesquisa sobre temas de interesse e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação oral. A habilidade BNCC relacionada é (EF15LP03), que envolve a apresentação de informações de forma clara e coerente.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas estudados, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade promove a criatividade e a utilização de diferentes mídias para a aprendizagem. A habilidade BNCC correspondente é (EF15ET01), que envolve a utilização de tecnologias digitais na educação.

9. Leitura e Análise de Poemas

Realizar uma leitura coletiva de poemas e promover uma análise sobre os sentimentos e as mensagens transmitidas. Os alunos podem discutir as interpretações e criar seus próprios poemas. A habilidade BNCC relacionada é (EF15LP04), que trata da análise de textos literários.

10. Visita a um Museu Virtual

Os alunos podem explorar museus virtuais, realizando uma visita guiada online. Após a visita, podem discutir o que aprenderam e elaborar um relatório sobre as exposições. A habilidade BNCC correspondente é (EF15HI02), que envolve a análise de diferentes manifestações culturais.