15 Ideias de Atividades (BNCC) para 4º ano do ensino fundamental

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade divertida que estimula o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar palavras cruzadas utilizando termos relacionados ao conteúdo estudado, como ciências, história ou matemática. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que eles mesmos desenham. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

3. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a criação de um vulcão de bicarbonato de sódio, ajuda os alunos a entender conceitos de ciências de forma prática. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF04CI01, que aborda a investigação e a experimentação.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e apresentar pequenas peças teatrais. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e a interpretação de histórias.

5. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando informações de forma visual. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04HI01, que envolve a análise e a interpretação de informações históricas.

6. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que aborde conteúdos de matemática ou ciências. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF04MA01, que envolve a resolução de problemas.

7. Produção de Vídeos

Os alunos podem gravar vídeos explicando um conceito aprendido em sala. Essa atividade estimula a comunicação e a tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos multimídia.

8. Leitura Compartilhada

Promover sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta para os colegas, ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão leitora. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP05, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

9. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, escrevendo sobre eventos da escola e da comunidade. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos informativos.

10. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro que envolve resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a diversão, alinhando-se à habilidade EF04MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

11. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre temas sociais relevantes ajuda os alunos a desenvolverem o pensamento crítico e a argumentação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF04CI02, que envolve a discussão de questões sociais e ambientais.

12. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, escrevendo postagens e interagindo com os colegas. Essa atividade estimula a escrita e a tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos digitais.

13. Pintura Coletiva

Os alunos podem participar de uma pintura coletiva, criando uma obra de arte que represente um tema estudado. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF04AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte.

14. Visitas a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais, aprendendo sobre história e cultura de forma interativa. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF04HI02, que envolve a pesquisa e a interpretação de informações históricas.

15. Criação de um Podcast

Os alunos podem gravar um podcast discutindo um tema de interesse, desenvolvendo habilidades de comunicação e tecnologia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos orais e digitais.