15 Ideias de Atividades (BNCC) para 3ª série do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os estudantes devem criar pares de cartões com palavras e suas definições. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes temas, como animais, alimentos ou verbos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma frase, e o professor registra tudo em um quadro. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos. Ao resolver cada problema, eles encontram a próxima pista até chegar ao “tesouro”. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para observar reações químicas. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno de ciências. Habilidade BNCC: EF03CI01.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e desenvolvem uma peça de teatro. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Os temas podem ser variados, como fábulas ou histórias inventadas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Mapa Mental sobre Animais

Os alunos devem criar um mapa mental sobre diferentes espécies de animais, incluindo informações como habitat e alimentação. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de informações. Habilidade BNCC: EF03CI02.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos se dividem em grupos e fazem perguntas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade promove a revisão de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos produzem um jornal com notícias da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Desenho e Pintura de Temas Livres

Os alunos têm a liberdade de desenhar e pintar sobre temas que lhes interessam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF02AR01.

10. Visita a um Parque ou Museu

Organizar uma visita a um parque ou museu local para que os alunos possam aprender sobre a natureza ou a história de forma prática. Após a visita, os alunos podem fazer uma apresentação sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF03CI03.

11. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências, trabalhos e aprendizados. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e uso da tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Atividades de Leitura em Voz Alta

Os alunos escolhem um livro e fazem uma leitura em voz alta para a turma. Essa atividade melhora a fluência e a compreensão de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP07.

13. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que envolve perguntas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade promove a revisão de forma interativa e divertida. Habilidade BNCC: EF03MA07.

14. Oficina de Culinária

Os alunos participam de uma oficina de culinária onde aprendem a preparar uma receita simples. Essa atividade ensina sobre medidas e ingredientes, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF03MA08.

15. Debate sobre Temas Sociais

Os alunos escolhem um tema social relevante e realizam um debate. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP08.