15 Ideias de Atividades (BNCC) para 3º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e suas definições, ou imagens que representem essas palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve o reconhecimento de palavras e seus significados.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias ou adaptar contos conhecidos. Após a elaboração, cada aluno pode apresentar sua história para a turma, estimulando a criatividade e a expressão oral. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que aborda a produção e a circulação de textos orais.

3. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um texto coletivo, como uma crônica ou um poema. O professor pode orientar a estrutura do texto e a escolha do tema. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

4. Atividades de Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de sessões de leitura em que um livro é lido em voz alta pelo professor, seguido de discussões sobre o conteúdo. Essa prática estimula a interpretação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de textos literários.

5. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem pesquisar um tema específico e criar cartazes informativos para apresentar à turma. Essa atividade promove a pesquisa e a síntese de informações, além de desenvolver a habilidade de comunicação visual. Está relacionada à habilidade EF15CI01, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações científicas.

6. Jogos Matemáticos

Os professores podem utilizar jogos de tabuleiro ou aplicativos educativos que envolvam operações matemáticas. Essa abordagem lúdica ajuda os alunos a praticar cálculos e a desenvolver o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade EF03MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para observar a separação de líquidos. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação, alinhando-se à habilidade EF03CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

8. Atividades de Artes Visuais

Os alunos podem criar obras de arte utilizando diferentes materiais, como tintas, papéis e recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a produção de obras de arte.

9. Debates sobre Temas Sociais

Os alunos podem participar de debates sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou cidadania. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15GE01, que envolve a discussão de questões sociais e ambientais.

10. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando recursos como animações ou encenações. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15TE01, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.