15 Ideias de Atividades (BNCC) para 2º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições ou imagens correspondentes. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias ou adaptar contos clássicos. Após a elaboração, cada aluno apresenta sua história para a turma. Essa atividade desenvolve a criatividade, a expressão oral e a habilidade de escuta. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos se reúnem em grupos para criar um texto coletivo. Cada grupo escolhe um tema e, juntos, elaboram a narrativa. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a escrita colaborativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista leva a um novo desafio, estimulando o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

5. Experimentos Científicos Simples

Os alunos realizam experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para observar reações químicas. Essa atividade promove a curiosidade científica e a observação. Habilidade BNCC: EF02CI01.

6. Criação de Cartazes sobre Animais

Cada aluno escolhe um animal para pesquisar e criar um cartaz informativo. Os cartazes devem incluir informações sobre habitat, alimentação e características. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: EF02CI02.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam uma história. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão artística e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro baseados em conteúdos aprendidos. Essa atividade incentiva a revisão de conteúdos de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Mapa do Tesouro Geográfico

Os alunos desenham um mapa do tesouro que inclui diferentes locais e características geográficas. Essa atividade ajuda a entender conceitos de geografia de forma prática e visual. Habilidade BNCC: EF02GE01.

10. Música e Movimento

Os alunos aprendem uma música e criam uma coreografia para acompanhá-la. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a expressão corporal, além de promover a socialização. Habilidade BNCC: EF15AR02.