15 Ideias de Atividades (BNCC) para 2º ano

1. Jogo de Palavras com Sílabas

Uma atividade que estimula a leitura e a escrita é o jogo de palavras com sílabas. Os alunos podem formar palavras a partir de sílabas recortadas e, em seguida, criar frases utilizando essas palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras e frases simples.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organizar uma caça ao tesouro com problemas matemáticos é uma forma divertida de aplicar conceitos de adição e subtração. Os alunos devem resolver os problemas para encontrar pistas que os levem ao tesouro. Essa atividade atende à habilidade EF02MA03, que trata da resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Eles podem registrar suas observações e conclusões, o que se relaciona à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade promove a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção e a interpretação de textos orais.

6. Mapa do Tesouro Geográfico

Os alunos podem desenhar um mapa do tesouro, utilizando conceitos de localização e orientação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02GE01, que envolve a leitura e a interpretação de mapas e gráficos.

7. Jogo da Memória com Números

Um jogo da memória que utiliza cartões com números e operações matemáticas pode ajudar os alunos a praticar a matemática de forma lúdica. Essa atividade atende à habilidade EF02MA04, que trata do reconhecimento e da utilização de números em diferentes contextos.

8. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas que estudaram, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos multimídia.

9. Jogo de Rimas

Uma atividade que envolve a criação de rimas pode ajudar os alunos a desenvolverem o vocabulário e a sonoridade da língua. Eles podem criar poesias ou músicas, o que se relaciona à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos poéticos.

10. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada de livros infantis é uma excelente maneira de promover o gosto pela leitura. Os alunos podem discutir a história e os personagens, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a interpretação de textos literários.