15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1º ano alfabeto

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memória visual e a associação de letras com sons. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras do Alfabeto

Os alunos recebem uma folha com um caça-palavras que contém palavras que começam com cada letra do alfabeto. Eles devem circular as palavras e, em seguida, apresentar uma palavra que conhecem que comece com cada letra. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade ao ar livre onde cada letra do alfabeto é representada por uma ação ou movimento. Por exemplo, “A” pode ser “andar”, “B” pode ser “bailar”. Os alunos devem se mover de acordo com as letras que são chamadas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de um Livro do Alfabeto

Cada aluno cria uma página de um livro do alfabeto, ilustrando uma letra e uma palavra que começa com essa letra. No final, as páginas são unidas para formar um livro coletivo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música do Alfabeto

Utilize músicas conhecidas e adapte as letras para incluir o alfabeto. Os alunos podem cantar e dançar, ajudando a fixar as letras de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Bingo do Alfabeto

Crie cartelas de bingo com letras do alfabeto. O professor chama as letras e os alunos marcam em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha grita “Bingo!” e deve dizer as letras que marcou. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Alfabeto com Materiais Recicláveis

Os alunos devem criar letras do alfabeto utilizando materiais recicláveis, como papelão, tampinhas e garrafas. Essa atividade promove a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Histórias com Letras

Os alunos recebem uma letra e devem criar uma pequena história que inclua palavras que começam com essa letra. Em seguida, compartilham suas histórias com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Desenho das Letras

Os alunos desenham cada letra do alfabeto e, ao lado, escrevem uma palavra que comece com essa letra. Essa atividade ajuda na fixação da forma das letras e suas associações. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Teatro das Letras

Os alunos encenam pequenas peças onde cada personagem representa uma letra do alfabeto. Eles devem interagir e falar palavras que começam com suas letras. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Alfabeto em Família

Os alunos trazem de casa objetos que começam com uma letra específica e apresentam para a turma. Essa atividade envolve a família e ajuda na identificação de letras no cotidiano. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Cartões de Alfabeto

Crie cartões com letras e imagens correspondentes. Os alunos devem associar a letra à imagem correta, ajudando na identificação e no reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Pinte e Aprenda

Os alunos recebem uma folha com letras do alfabeto para colorir. Enquanto pintam, o professor pode falar sobre cada letra e suas características. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Alfabeto em Grupo

Divida a turma em grupos e atribua uma letra a cada grupo. Eles devem criar uma apresentação sobre a letra, incluindo palavras, desenhos e músicas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo do Alfabeto

Um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem responder a perguntas sobre palavras que começam com uma letra específica. Essa atividade estimula o raciocínio e a memória. Habilidade BNCC: EF15LP15.