15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1º e 2º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas respectivas imagens, alinhadas à habilidade EF15LP01 da BNCC, que trata do reconhecimento de palavras e imagens. Os alunos devem encontrar os pares, promovendo a associação entre a palavra e seu significado.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizando fantoches, os professores podem incentivar a criatividade e a expressão oral dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que envolve a produção e a interpretação de narrativas. Os alunos podem criar suas próprias histórias, desenvolvendo a linguagem e a imaginação.

3. Caça ao Tesouro de Números

Uma atividade que envolve a busca por números escondidos pela sala de aula. Os alunos devem encontrar os números e realizar operações matemáticas simples, alinhando-se à habilidade EF01MA03 da BNCC, que aborda a contagem e a identificação de números. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a prática da matemática.

4. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e criar cartazes informativos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI01, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações sobre seres vivos. Os cartazes podem incluir desenhos, fotos e informações sobre o habitat e alimentação dos animais.

5. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover a consciência ambiental através da arte é uma excelente forma de engajar os alunos. A atividade se alinha à habilidade EF02AR01, que trata da criação artística. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis para criar obras de arte, desenvolvendo a criatividade e o respeito ao meio ambiente.

6. Jogo de Rimas

Essa atividade estimula a linguagem e a sonoridade das palavras. Os professores podem propor que os alunos encontrem palavras que rimam, alinhando-se à habilidade EF15LP03. Os alunos podem criar pequenas poesias ou músicas, desenvolvendo a sensibilidade linguística e a criatividade.

7. Experimentos Simples de Ciências

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, pode despertar a curiosidade científica dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI02, que envolve a observação e a experimentação. Os alunos podem registrar suas observações e discutir os resultados, promovendo o aprendizado ativo.

8. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar histórias e representá-las utilizando sombras. Essa atividade se alinha à habilidade EF02AR02, que trata da expressão artística. A criação de cenários e personagens estimula a imaginação e a colaboração entre os alunos, além de desenvolver habilidades de comunicação.

9. Jogo de Tabuleiro sobre História

Os professores podem criar um jogo de tabuleiro que aborde temas históricos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02HI01, que envolve a compreensão de eventos históricos. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

10. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos sobre temas estudados, utilizando tecnologia para expressar seu conhecimento. Essa atividade se alinha à habilidade EF02LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo a troca de ideias e o aprendizado coletivo.