15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1 dia na educação infantil

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Os professores podem escolher um livro ilustrado e, durante a leitura, incentivar a participação dos alunos, fazendo perguntas sobre a história e pedindo que eles imaginem finais alternativos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da apreciação e produção de narrativas.

2. Atividades de Artes Visuais

Propor uma atividade de artes visuais, como pintura ou colagem, permite que as crianças expressem suas emoções e pensamentos. Os alunos podem criar uma obra de arte inspirada em uma história que ouviram ou em um tema específico, como a natureza. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte.

3. Jogos de Movimento

Os jogos de movimento são essenciais para o desenvolvimento motor das crianças. Uma atividade simples pode ser uma corrida de obstáculos, onde os alunos devem passar por diferentes desafios. Essa atividade promove a coordenação motora e está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de água e corante, pode despertar a curiosidade das crianças. Os alunos podem observar as mudanças e discutir o que acontece. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a observação e a experimentação no contexto científico.

5. Roda de Conversa

A roda de conversa é uma ótima maneira de promover a comunicação e a expressão oral. Os alunos podem compartilhar suas experiências e sentimentos sobre um tema específico, como a amizade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da interação e da troca de ideias entre os alunos.

6. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma divertida de ensinar. Os alunos podem aprender uma canção e, em seguida, criar uma coreografia. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação e a produção musical.

7. Jogos de Memória

Os jogos de memória são excelentes para desenvolver a atenção e a concentração. Os professores podem criar cartões com figuras e palavras, e os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata do reconhecimento de palavras e imagens.

8. Atividades de Culinária

Envolver as crianças em atividades de culinária, como fazer uma salada de frutas, é uma maneira prática de ensinar sobre alimentação saudável. Os alunos podem aprender sobre os ingredientes e suas propriedades. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a compreensão dos alimentos e sua importância.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular os alunos a criar suas próprias histórias em quadrinhos pode ser uma atividade divertida e educativa. Eles podem desenhar e escrever diálogos, desenvolvendo habilidades de escrita e narrativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

10. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar permite que as crianças aprendam sobre a natureza e a importância das plantas. Os alunos podem plantar sementes e cuidar delas, observando o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.