15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas respectivas imagens, promovendo a associação entre texto e imagem. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras simples.

2. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem participar ativamente da contação de histórias, assumindo papéis dos personagens. Essa atividade desenvolve a oralidade e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que foca na produção e na interpretação de textos orais.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a expressão artística e a organização de ideias, atendendo à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte.

4. Oficina de Rimas

Os alunos podem participar de uma oficina onde criam rimas e poesias. Essa atividade desenvolve a sensibilidade linguística e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos poéticos.

5. Jogo de Cores e Formas

Utilizando objetos de diferentes cores e formas, os alunos podem participar de um jogo onde identificam e classificam esses itens. Essa atividade atende à habilidade EF01MA03, que envolve a identificação e a classificação de formas geométricas.

6. Atividade de Leitura Compartilhada

Os alunos podem participar de sessões de leitura compartilhada, onde um livro é lido em voz alta pelo professor e os alunos discutem suas impressões. Essa prática desenvolve a compreensão leitora, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que foca na interpretação de textos literários.

7. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos simples, como a mistura de água e corante, para observar mudanças. Essa atividade estimula a curiosidade científica e atende à habilidade EF01CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

8. Jogo de Adivinhações

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhações, onde fazem perguntas para descobrir um objeto ou animal. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da produção de perguntas e respostas.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, atendendo à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de narrativas visuais.

10. Jogos de Matemática com Material Manipulativo

Utilizando blocos de montar ou contadores, os alunos podem participar de jogos que envolvem adição e subtração. Essa atividade promove o aprendizado prático da matemática, alinhando-se à habilidade EF01MA05, que trata da resolução de problemas matemáticos.