15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras relacionadas ao cotidiano dos alunos. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao mesmo tempo, praticar a leitura e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma roda de contação de histórias, onde cada um traz um livro ou uma história para compartilhar. Essa atividade estimula a oralidade e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados em sala, utilizando desenhos e recortes. Essa atividade promove a expressão artística e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Caça ao Tesouro Literário

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar livros ou textos escondidos pela sala. Cada texto encontrado deve ser lido e discutido em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Jogo de Rimas

Os alunos devem criar rimas a partir de palavras apresentadas pelo professor. Essa atividade estimula a criatividade e o desenvolvimento da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Atividades com Números

Utilize objetos do dia a dia para trabalhar a contagem e operações básicas. Os alunos podem contar, agrupar e realizar pequenas adições e subtrações. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas histórias. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Experimentos Científicos Simples

Realize experiências simples que envolvam água, ar e outros elementos. Os alunos podem observar e registrar suas descobertas. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Mapa do Meu Bairro

Os alunos podem desenhar um mapa do seu bairro, identificando locais importantes. Essa atividade estimula a observação e o conhecimento do espaço. Habilidade BNCC: EF15GE01.

10. Música e Movimento

Incorpore músicas e danças nas aulas, permitindo que os alunos se movimentem e se expressem. Essa atividade promove a coordenação motora e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF01.

11. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar juntos para produzir um texto coletivo, onde cada um contribui com uma parte. Essa atividade estimula a colaboração e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam matemática e raciocínio lógico. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15MA02.

13. Desenho Livre

Propor uma atividade de desenho livre onde os alunos podem expressar suas emoções e ideias. Essa atividade estimula a criatividade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Visitas a Museus Virtuais

Utilize recursos digitais para visitar museus virtuais, onde os alunos podem explorar obras de arte e aprender sobre história. Habilidade BNCC: EF15HI01.

15. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde registram acontecimentos e produzem textos e ilustrações. Essa atividade estimula a escrita e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP06.