15 Ideias de Atividades (BNCC) os três porquinhos

1. Contação de História Interativa

Utilize a história dos Três Porquinhos como base para uma contação interativa. Os alunos podem participar da narrativa, assumindo os papéis dos porquinhos e do lobo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de desenvolver a habilidade de escuta. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Construção de Maquetes

Proponha aos alunos a construção de maquetes das casas dos porquinhos utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a criatividade, além de abordar conceitos de sustentabilidade. Habilidade BNCC: EF15MA03.

3. Dramatização da História

Organize uma dramatização onde os alunos podem encenar a história dos Três Porquinhos. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da expressão corporal e da empatia, permitindo que os alunos compreendam diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Criação de Novos Finales

Peça aos alunos que criem novas versões para o final da história. Essa atividade estimula a imaginação e a escrita criativa, além de permitir que os alunos explorem diferentes narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Desenho e Pintura

Os alunos podem desenhar e pintar cenas da história dos Três Porquinhos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a expressão artística, além de permitir que os alunos se conectem visualmente com a narrativa. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a história. Os alunos podem trabalhar em grupos para responder às perguntas, promovendo o trabalho em equipe e a revisão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Produção de Texto Coletivo

Realize uma atividade de produção de texto coletivo, onde os alunos escrevem uma nova história inspirada nos Três Porquinhos. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Música e Rimas

Incentive os alunos a criar uma música ou rima sobre a história dos Três Porquinhos. Essa atividade promove a musicalidade e a criatividade, além de ajudar na memorização da narrativa. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Debate sobre Moral da História

Promova um debate sobre a moral da história dos Três Porquinhos. Os alunos podem discutir temas como trabalho em equipe, perseverança e consequências das ações. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem a história dos Três Porquinhos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, além de desenvolver habilidades de escrita e ilustração. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Análise de Personagens

Realize uma atividade de análise dos personagens da história. Os alunos podem discutir as características de cada porquinho e do lobo, promovendo a compreensão de personagens e suas motivações. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Jogos de Tabuleiro Temáticos

Crie um jogo de tabuleiro baseado na história dos Três Porquinhos, onde os alunos podem avançar conforme respondem perguntas sobre a narrativa. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a interação social. Habilidade BNCC: EF15MA04.

13. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem a história dos Três Porquinhos, utilizando recortes e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, além de trabalhar conceitos de comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR05.

14. Leitura Compartilhada

Realize uma leitura compartilhada da história, onde os alunos podem ler em voz alta trechos da narrativa. Essa atividade desenvolve a fluência na leitura e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Criação de Jogos de Palavras

Proponha a criação de jogos de palavras relacionados à história, como caça-palavras ou cruzadinhas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o vocabulário, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP08.