15 Ideias de Atividades (BNCC) ortografia 2º ano

1. Jogo da Memória de Palavras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que apresentam dificuldades ortográficas comuns para o 2º ano. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a prática da ortografia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve o reconhecimento e a produção de palavras com diferentes grafias.

2. Ditado Criativo

Realize um ditado onde os alunos devem escrever frases que contenham palavras específicas com dificuldades ortográficas. Após o ditado, promova uma correção coletiva, discutindo as regras ortográficas envolvidas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP06, que foca na produção escrita e na revisão de textos.

3. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com palavras que os alunos estão estudando. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, usá-las em frases. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

4. Produção de Histórias em Quadrinhos

Pede-se que os alunos criem histórias em quadrinhos utilizando palavras que apresentam dificuldades ortográficas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática da ortografia, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

5. Bingo de Ortografia

Organize um bingo onde as palavras a serem marcadas são aquelas que os alunos estão aprendendo. Ao chamar as palavras, discuta suas grafias e significados. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contextos variados.

6. Cartazes de Palavras

Pede-se que os alunos criem cartazes com palavras que eles consideram difíceis. Eles devem ilustrar e apresentar o cartaz para a turma, explicando a ortografia e o significado das palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos e a apresentação oral.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre regras ortográficas. Os alunos devem responder corretamente para ganhar pontos. Essa atividade promove a revisão e a prática da ortografia, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que foca na compreensão e na produção de textos.

8. Atividade de Rimas

Os alunos devem criar poemas ou pequenas rimas utilizando palavras que apresentam dificuldades ortográficas. Após a produção, eles podem compartilhar suas criações com a turma. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos poéticos.

9. Leitura Compartilhada

Realize uma leitura compartilhada de textos que contenham palavras com dificuldades ortográficas. Após a leitura, discuta as palavras e suas grafias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP13, que foca na leitura e interpretação de textos.

10. Revisão de Textos

Peça aos alunos que tragam textos que escreveram e realizem uma revisão em grupo, focando nas palavras que apresentam dificuldades ortográficas. Essa atividade promove a autoavaliação e a correção, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a revisão e a reescrita de textos.