15 Ideias de Atividades (BNCC) ortografia

1. Jogo da Forca com Palavras

Uma atividade clássica que pode ser adaptada para trabalhar a ortografia. Os alunos devem adivinhar letras de uma palavra relacionada a um tema específico, como animais ou objetos da sala de aula. Essa atividade ajuda a reforçar a escrita correta das palavras e a desenvolver o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Ditado Criativo

Os alunos podem criar frases que contenham palavras que eles costumam escrever de forma errada. O professor ditará as frases, e os alunos deverão escrevê-las corretamente. Essa atividade estimula a atenção aos detalhes e a prática da ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras que os alunos estão aprendendo. Além de encontrar as palavras, eles devem escrever uma frase com cada uma delas, reforçando a ortografia e o uso em contexto. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Texto com Palavras-Chave

Os alunos devem escrever um pequeno texto utilizando uma lista de palavras que eles precisam praticar. O professor pode revisar o texto, focando nas correções ortográficas. Essa atividade promove a escrita criativa e a aplicação da ortografia em contextos reais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Bingo de Palavras

Monte cartelas de bingo com palavras que os alunos estão estudando. O professor irá chamar as palavras, e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar a ortografia das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Memória com Palavras

Crie um jogo de memória onde os alunos devem encontrar pares de palavras que têm a mesma grafia ou que são homônimas. Essa atividade estimula a memória e a atenção à ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Correção de Textos

Os alunos podem trabalhar em duplas para corrigir textos que contêm erros ortográficos. Essa atividade ajuda a desenvolver o olhar crítico e a habilidade de identificar erros. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartões de Palavras

Os alunos devem criar cartões com palavras que eles têm dificuldade em escrever. Em duplas, eles podem praticar a escrita e a pronúncia, ajudando uns aos outros a melhorar a ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Roda de Leitura

Organize uma roda de leitura onde os alunos leem em voz alta textos que contêm palavras que precisam praticar. Após a leitura, eles podem discutir as palavras e suas grafias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Desafio da Ortografia

Crie um desafio onde os alunos devem escrever o maior número possível de palavras corretamente em um tempo determinado. Essa atividade estimula a rapidez e a precisão na escrita. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando palavras que eles estão aprendendo. Essa atividade combina criatividade com a prática da ortografia, tornando o aprendizado mais lúdico. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Rimas

Os alunos devem criar rimas utilizando palavras que têm a mesma terminação. Essa atividade ajuda a trabalhar a sonoridade das palavras e a ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividade de Classificação de Palavras

Os alunos devem classificar palavras em grupos, como substantivos, verbos e adjetivos, e depois escrever frases com cada uma delas. Essa atividade ajuda a entender a função das palavras e a praticar a ortografia. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas com pistas que ajudem os alunos a lembrar a ortografia correta das palavras. Essa atividade é uma forma divertida de revisar o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividade de Revisão em Grupo

Os alunos podem se reunir em grupos para revisar palavras que estão estudando. Cada grupo pode apresentar suas palavras e explicar a ortografia correta, promovendo a colaboração e o aprendizado coletivo. Habilidade BNCC: EF15LP15.