15 Ideias de Atividades (BNCC) objetivos específicos educação infantil

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade lúdica que estimula a memória e a concentração das crianças. Os alunos devem criar pares de cartas com imagens de animais e seus nomes. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF01, que aborda o reconhecimento de animais e suas características. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma forma divertida de desenvolver a linguagem oral e a criatividade. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias, trabalhando a habilidade EI03EF02, que envolve a expressão e a interpretação de narrativas. Essa atividade também estimula a imaginação e a empatia ao vivenciar diferentes personagens.

3. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Os alunos devem criar obras de arte utilizando as mãos, desenvolvendo a coordenação motora fina e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EI03EF03, que trata da expressão artística e da apreciação estética. Essa atividade pode ser realizada ao ar livre, promovendo a conexão com a natureza.

4. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro é uma maneira empolgante de ensinar conceitos de localização e orientação. Os alunos devem seguir pistas para encontrar objetos escondidos, desenvolvendo a habilidade EI03EF04, que envolve a exploração do espaço e a resolução de problemas. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes temas, como animais, cores ou formas.

5. Criação de um Jardim Sensorial

Os alunos podem participar da criação de um jardim sensorial, onde poderão explorar diferentes texturas, cheiros e cores. Essa atividade promove a conexão com a natureza e o desenvolvimento da habilidade EI03EF05, que trata da observação e do cuidado com o meio ambiente. Além disso, os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da biodiversidade.

6. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é um jogo clássico que estimula a coordenação motora e a socialização. Os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EF06, que aborda a expressão corporal e a percepção rítmica. É uma ótima maneira de trabalhar a disciplina e o respeito às regras.

7. Oficina de Reciclagem

Realizar uma oficina de reciclagem é uma excelente forma de ensinar sobre sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente. Os alunos podem criar objetos a partir de materiais recicláveis, desenvolvendo a habilidade EI03EF07, que envolve a consciência ambiental e a criatividade. Essa atividade também pode incluir discussões sobre a redução de resíduos e a reutilização de materiais.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades que envolvem jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, são ótimas para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF08, que trata do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Essas atividades podem ser feitas em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade e a expressão escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EF09, que envolve a produção de textos e a narrativa visual. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, incentivando a colaboração e a troca de ideias sobre enredos e personagens.

10. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a criação de vulcões de bicarbonato, é uma maneira divertida de ensinar conceitos básicos de ciências. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF10, que aborda a curiosidade e a investigação científica. Essas atividades incentivam a observação e a formulação de hipóteses, promovendo o aprendizado ativo.