15 Ideias de Atividades (BNCC) números ordinais 5º ano

1. Jogo dos Números Ordinais

Os alunos podem participar de um jogo interativo onde cada um deve representar um número ordinal em uma sequência. Por exemplo, o primeiro aluno pode ser o “primeiro”, o segundo “segundo”, e assim por diante. Essa atividade ajuda a fixar a ordem dos números ordinais de forma lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EF15MA01.

2. Criação de Cartazes

Os estudantes podem criar cartazes que representem os números ordinais em diferentes contextos, como em competições esportivas ou em uma corrida. Cada cartaz deve incluir a representação visual do número ordinal e uma breve explicação. Habilidade BNCC: EF15MA02.

3. Sequência de Eventos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma sequência de eventos utilizando números ordinais. Por exemplo, eles podem descrever o que acontece em uma história, utilizando os números ordinais para indicar a ordem dos eventos. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Atividade de Classificação

Os alunos podem receber uma lista de objetos ou animais e devem classificá-los utilizando números ordinais. Por exemplo, “o primeiro animal é o leão, o segundo é a zebra”. Essa atividade estimula a observação e a organização. Habilidade BNCC: EF15MA04.

5. Competição de Números Ordinais

Organize uma competição onde os alunos devem responder rapidamente a perguntas sobre números ordinais. Por exemplo, “Qual é o terceiro mês do ano?” ou “Quem foi o primeiro presidente do Brasil?”. Essa atividade promove o aprendizado ativo. Habilidade BNCC: EF15MA05.

6. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com cartões que contenham números ordinais e suas representações gráficas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar a memorização dos números ordinais. Habilidade BNCC: EF15MA06.

7. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que utilizem números ordinais para narrar a sequência de eventos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Habilidade BNCC: EF15MA07.

8. Desafio de Números Ordinais

Proponha um desafio onde os alunos devem resolver problemas matemáticos que envolvem números ordinais. Por exemplo, “Se Maria ficou em segundo lugar e João em terceiro, quem ficou em primeiro?”. Habilidade BNCC: EF15MA08.

9. Música dos Números Ordinais

Crie uma música ou rima que inclua números ordinais. Os alunos podem apresentar a canção para a turma, tornando o aprendizado mais divertido e memorável. Habilidade BNCC: EF15MA09.

10. Atividade de Mapeamento

Os alunos podem criar um mapa de uma cidade fictícia, utilizando números ordinais para indicar a localização de diferentes pontos de interesse, como “o primeiro parque” ou “o segundo restaurante”. Habilidade BNCC: EF15MA10.

11. Teatro dos Números Ordinais

Os alunos podem encenar pequenas peças teatrais que utilizem números ordinais em suas falas. Essa atividade promove a expressão oral e a compreensão dos conceitos de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15MA11.

12. Desenho e Pintura

Os alunos podem desenhar uma cena que represente uma competição, utilizando números ordinais para identificar os vencedores. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos números ordinais em contextos visuais. Habilidade BNCC: EF15MA12.

13. Quiz Interativo

Organize um quiz interativo sobre números ordinais, onde os alunos devem responder a perguntas em grupos. Isso promove a colaboração e o aprendizado em equipe. Habilidade BNCC: EF15MA13.

14. Criação de um Livro de Números Ordinais

Os alunos podem criar um livro ilustrado que explique os números ordinais com exemplos do cotidiano. Essa atividade ajuda a consolidar o conhecimento de forma criativa. Habilidade BNCC: EF15MA14.

15. Atividade de Pesquisa

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história dos números ordinais e apresentar suas descobertas para a turma. Isso estimula a curiosidade e o aprendizado autônomo. Habilidade BNCC: EF15MA15.