15 Ideias de Atividades (BNCC) números ordinais

1. Jogo dos Números Ordinais

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar casas de acordo com a ordem dos números ordinais. Os alunos podem usar cartas que representam diferentes ordinais, como primeiro, segundo, terceiro, e assim por diante. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15MA01).

2. Corrida dos Ordinais

Organize uma corrida em que os alunos devem correr até um ponto específico e retornar, mas somente podem avançar quando mencionarem corretamente um número ordinal. Por exemplo, “Eu sou o terceiro a chegar!” Essa atividade promove a atividade física e o aprendizado dos números ordinais de forma divertida. Habilidade BNCC: (EF15MA02).

3. Caça ao Tesouro Ordinal

Desenvolva uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas em forma de números ordinais. Por exemplo, “A próxima pista está no segundo armário.” Os alunos devem seguir as pistas e encontrar o tesouro, aprendendo a identificar e utilizar números ordinais no processo. Habilidade BNCC: (EF15MA03).

4. Histórias em Quadrinhos com Ordinais

Peça aos alunos que criem uma história em quadrinhos onde os personagens realizam ações em uma sequência que envolva números ordinais. Por exemplo, “O primeiro personagem entrou na sala, o segundo trouxe um presente.” Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos ordinais em contextos narrativos. Habilidade BNCC: (EF15MA04).

5. Música dos Números Ordinais

Crie uma música ou paródia que inclua números ordinais. Os alunos podem trabalhar em grupos para compor a letra e apresentar a canção para a turma. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida e musical. Habilidade BNCC: (EF15MA05).

6. Cartões de Números Ordinais

Os alunos podem criar cartões que representem diferentes números ordinais e, em seguida, participar de um jogo de memória onde devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda a reforçar a memorização e a identificação dos ordinais. Habilidade BNCC: (EF15MA06).

7. Sequência de Eventos

Peça aos alunos que desenhem ou escrevam uma sequência de eventos que ocorreram em um dia específico, utilizando números ordinais para descrever a ordem. Por exemplo, “Primeiro, eu acordei; segundo, tomei café.” Essa atividade incentiva a organização do pensamento e a expressão escrita. Habilidade BNCC: (EF15MA07).

8. Bingo dos Ordinais

Organize um jogo de bingo onde os números chamados são ordinais. Os alunos devem marcar em suas cartelas os ordinais correspondentes. Essa atividade é uma forma divertida de revisar e fixar o conteúdo. Habilidade BNCC: (EF15MA08).

9. Atividade de Classificação

Proponha uma atividade onde os alunos devem classificar objetos ou imagens em ordem ordinal. Por exemplo, classificar frutas por tamanho ou cores. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a aplicação prática dos números ordinais no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF15MA09).

10. Jogo de Perguntas Ordinais

Crie um jogo de perguntas e respostas onde os alunos devem responder questões que envolvem números ordinais. Por exemplo, “Qual é o quarto mês do ano?” Essa atividade estimula o raciocínio e a aplicação dos ordinais em diferentes contextos. Habilidade BNCC: (EF15MA10).