15 Ideias de Atividades (BNCC) números naturais 1º ano

1. Jogo da Memória com Números Naturais

Uma atividade lúdica que consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões com números naturais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento dos números. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA05, que aborda a leitura e a escrita de números naturais.

2. Contagem de Objetos

Os alunos podem contar objetos do dia a dia, como lápis, livros ou brinquedos, e registrar a quantidade em uma folha. Essa atividade estimula a contagem e a noção de quantidade, atendendo à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a contagem de elementos em um conjunto.

3. Criação de Gráficos de Barras

Após a contagem de objetos, os alunos podem criar gráficos de barras para representar visualmente os dados coletados. Essa atividade desenvolve a habilidade de organizar e interpretar informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA06, que trata da representação de dados.

4. Jogo de Dados

Utilizando dados, os alunos podem jogar e registrar a soma dos números que saem em cada rodada. Essa atividade promove a prática da adição e a familiarização com os números naturais, conforme a habilidade BNCC EF01MA02, que envolve a adição de números naturais.

5. Sequência Numérica

Os alunos devem completar sequências numéricas, preenchendo os espaços em branco com os números que faltam. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão da ordem dos números, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA03, que trata da sequência numérica.

6. Desenho de Números

Os alunos podem desenhar os números naturais e associá-los a quantidades. Por exemplo, desenhar três maçãs para representar o número 3. Essa atividade estimula a criatividade e a associação entre números e quantidades, de acordo com a habilidade BNCC EF01MA04, que envolve a representação de números.

7. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar números naturais escondidos pela sala. Cada número encontrado pode ter uma tarefa associada, como realizar uma operação matemática. Essa atividade promove a exploração e a interação, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA05.

8. Bingo de Números

Crie um bingo utilizando números naturais. Os alunos devem marcar os números sorteados em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação dos números, atendendo à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a identificação de números naturais.

9. Contagem Regressiva

Os alunos podem participar de uma contagem regressiva, começando de um número natural e contando até zero. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de ordem e a compreensão dos números, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA03.

10. Criação de Histórias com Números

Os alunos podem criar pequenas histórias que envolvam números naturais, como “Eu tenho 5 balas e meu amigo tem 3”. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos números em contextos reais, de acordo com a habilidade BNCC EF01MA04.

11. Jogo de Adivinhação de Números

Os alunos podem jogar um jogo de adivinhação onde um aluno pensa em um número natural e os outros devem fazer perguntas para descobrir qual é. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA02.

12. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Crie quebra-cabeças onde os alunos devem montar números naturais em ordem crescente ou decrescente. Essa atividade ajuda na compreensão da sequência numérica e na organização, conforme a habilidade BNCC EF01MA03.

13. Atividades com Jogos Digitais

Utilize jogos digitais educativos que envolvam números naturais, permitindo que os alunos pratiquem de forma interativa. Essa atividade é alinhada à habilidade BNCC EF01MA06, que trata da interpretação de dados e informações.

14. Criação de Cartazes com Números

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos com números naturais e suas representações visuais. Essa atividade estimula a criatividade e a associação entre números e quantidades, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA04.

15. Música e Números

Os alunos podem criar músicas ou rimas que incluam números naturais, facilitando a memorização e a aprendizagem de forma divertida. Essa atividade promove a integração entre arte e matemática, conforme a habilidade BNCC EF01MA01.