15 Ideias de Atividades (BNCC) novo acordo ortográfico

1. Jogo de Palavras com Novas Regras Ortográficas

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de palavras onde os alunos devem formar palavras utilizando as novas regras do novo acordo ortográfico. Os estudantes podem trabalhar em grupos e criar um tabuleiro com palavras que sofreram alterações, como “ideia” e “heroi”. Essa atividade estimula a colaboração e o aprendizado prático das novas normas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto com Foco em Ortografia

Nesta atividade, os alunos devem escrever um texto criativo, como uma história ou uma crônica, utilizando as novas regras ortográficas. O professor pode fornecer um tema e, após a produção, os textos podem ser compartilhados em sala, promovendo a discussão sobre as mudanças. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Textos Clássicos

Os alunos podem analisar trechos de obras literárias que foram adaptadas para o novo acordo ortográfico. Essa atividade permite que os estudantes comparem as versões antigas e novas, discutindo as implicações das mudanças. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem as principais regras do novo acordo ortográfico. Essa atividade pode ser apresentada em feiras de ciências ou exposições escolares, promovendo o aprendizado visual e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debates sobre a Importância da Ortografia

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da ortografia e as mudanças trazidas pelo novo acordo. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista, desenvolvendo habilidades argumentativas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividade de Revisão de Textos

Os alunos podem trazer textos que escreveram anteriormente e revisá-los, aplicando as novas regras ortográficas. Essa atividade é excelente para reforçar o aprendizado e a prática da escrita correta. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Vídeos Explicativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando as novas regras do novo acordo ortográfico. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de promover o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Memória com Palavras

Desenvolver um jogo de memória onde os alunos devem encontrar pares de palavras que mudaram com o novo acordo ortográfico. Essa atividade lúdica ajuda a fixar o conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Podcast sobre Ortografia

Os alunos podem criar um podcast discutindo as mudanças ortográficas e suas implicações. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação oral e escrita, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Quiz Interativo sobre Ortografia

Realizar um quiz interativo em sala de aula, onde os alunos respondem perguntas sobre as novas regras do novo acordo ortográfico. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP10.