15 Ideias de Atividades (BNCC) noções de tempo educação infantil

1. Linha do Tempo Pessoal

Uma atividade que permite que as crianças construam uma linha do tempo de suas vidas, destacando eventos significativos como aniversários, viagens ou conquistas. Os alunos podem usar fotos, desenhos e palavras para descrever cada evento. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a compreensão de sequências temporais.

2. O Relógio das Emoções

Os alunos criam um relógio onde cada hora representa uma emoção diferente. Eles podem desenhar ou colar imagens que representem como se sentem em diferentes momentos do dia. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP02, que relaciona tempo e sentimentos.

3. Contando Histórias em Sequência

Os alunos escolhem uma história conhecida e a recontam em ordem cronológica, utilizando fantoches ou desenhos. Essa atividade estimula a habilidade EF15LP03, que envolve a organização de narrativas temporais.

4. Calendário de Eventos

As crianças criam um calendário mensal onde marcam datas importantes, como feriados e aniversários. Essa atividade promove a habilidade EF15LP04, que envolve a identificação de datas e a noção de tempo.

5. Jogo das Estações

Um jogo interativo onde os alunos associam atividades e roupas a cada estação do ano. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a compreensão das mudanças sazonais e suas implicações no cotidiano.

6. O Dia e a Noite

Os alunos exploram as diferenças entre o dia e a noite, criando um mural com imagens que representam atividades realizadas em cada período. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP06, que envolve a distinção entre os períodos do dia.

7. Roda do Tempo

Uma roda que representa os dias da semana, onde cada criança pode compartilhar o que mais gosta de fazer em cada dia. Essa atividade promove a habilidade EF15LP07, que envolve a identificação e a organização dos dias da semana.

8. Música do Tempo

Os alunos criam uma canção que fala sobre as partes do dia e as atividades que realizam. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a expressão musical e a relação com o tempo.

9. O Tempo e a Natureza

As crianças observam as mudanças na natureza ao longo das estações e registram em um diário. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP09, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais ao longo do tempo.

10. Jogos de Memória Temporal

Um jogo de memória onde as cartas representam diferentes momentos do dia ou eventos sazonais. Os alunos devem emparelhar as cartas corretamente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a memorização e a organização de eventos temporais.