15 Ideias de Atividades (BNCC) natureza educação infantil

1. Observação da Natureza

Uma atividade que envolve levar as crianças para um passeio ao ar livre, onde elas podem observar diferentes elementos da natureza, como plantas, árvores, insetos e animais. Durante a atividade, os professores podem incentivar os alunos a descreverem o que veem, promovendo a linguagem oral e a curiosidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI03CG01, que trata da observação e exploração do ambiente natural.

2. Criação de um Jardim

Os alunos podem participar da criação de um pequeno jardim na escola. Essa atividade envolve o plantio de sementes e mudas, além de cuidados com as plantas. Os professores podem ensinar sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da preservação ambiental. A habilidade BNCC relacionada é EI03CG02, que aborda o cuidado e a valorização do meio ambiente.

3. Experimentos com Água

Realizar experiências simples com água, como observar a evaporação e a condensação, pode ser uma forma divertida de ensinar conceitos científicos. As crianças podem usar recipientes transparentes para ver as mudanças e discutir o que acontece. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC: EI03CN01, que envolve a exploração de fenômenos naturais.

4. Contação de Histórias sobre a Natureza

Os professores podem contar histórias que envolvam elementos da natureza, como fábulas e contos que falem sobre animais e plantas. Após a contação, as crianças podem desenhar suas partes favoritas da história. Essa atividade estimula a imaginação e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC: EI03LP01, que trata da apreciação literária.

5. Jogo de Memória com Animais

Criar um jogo de memória com cartões que tenham imagens de diferentes animais e seus habitats. As crianças podem jogar em duplas ou grupos, aprendendo sobre a fauna e a flora. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EI03EF01, que envolve jogos e brincadeiras que promovem o conhecimento sobre a natureza.

6. Coleta de Materiais Naturais

Organizar uma atividade de coleta de materiais naturais, como folhas, pedras e flores, que podem ser usados para artesanato. As crianças podem criar colagens ou outros projetos artísticos, aprendendo sobre a diversidade da natureza. A habilidade BNCC correspondente é EI03AR01, que trata da exploração de diferentes materiais.

7. Observação do Céu

Promover uma atividade de observação do céu, onde as crianças podem aprender sobre as nuvens, o sol e as estrelas. Os professores podem utilizar imagens e vídeos para complementar a atividade. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC: EI03CN02, que envolve a observação de fenômenos celestes.

8. Criação de um Diário da Natureza

As crianças podem criar um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo do tempo. Elas podem desenhar, escrever ou colar fotos de suas descobertas. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade BNCC: EI03LP02, que trata da produção de textos.

9. Teatro de Fantoches sobre a Natureza

Os alunos podem criar fantoches de animais e encenar pequenas peças que abordem temas relacionados à natureza e à preservação ambiental. Essa atividade promove a expressão artística e a conscientização, relacionada à habilidade BNCC: EI03AR02, que envolve a criação e a apresentação de produções artísticas.

10. Experiência com Plantas em Diferentes Ambientes

Realizar uma atividade onde as crianças plantam sementes em diferentes tipos de solo e ambientes (sol, sombra, água) para observar o crescimento. Essa experiência prática ajuda a entender as necessidades das plantas e está alinhada à habilidade BNCC: EI03CN03, que envolve a exploração de condições de vida.

11. Mapa da Natureza

As crianças podem criar um mapa da área ao redor da escola, identificando diferentes elementos naturais, como árvores, rios e montanhas. Essa atividade estimula a observação e o reconhecimento do espaço, alinhando-se à habilidade BNCC: EI03GE01, que trata da representação do espaço geográfico.

12. Experiência de Reciclagem

Promover uma atividade onde as crianças aprendem sobre a reciclagem, separando materiais recicláveis e criando novos objetos a partir deles. Essa prática é essencial para a educação ambiental e está relacionada à habilidade BNCC: EI03CG03, que aborda a importância da reciclagem e do consumo consciente.

13. Observação de Insetos

Levar as crianças para observar insetos em seu habitat natural, como formigas e borboletas. Os professores podem explicar o papel desses seres na natureza e a importância da biodiversidade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EI03CN04, que envolve a observação de seres vivos.

14. Criação de Cartazes sobre a Natureza

As crianças podem criar cartazes informativos sobre diferentes aspectos da natureza, como a importância das árvores ou a preservação dos oceanos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC: EI03EF02, que envolve a produção de materiais informativos.

15. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural, onde as crianças podem aprender sobre a fauna e a flora locais. Essa experiência prática é fundamental para a educação ambiental e está alinhada à habilidade BNCC: EI03CG04, que trata da valorização dos espaços naturais.