15 Ideias de Atividades (BNCC) Natal maternal

1. Montagem de Árvore de Natal

As crianças podem criar uma árvore de Natal utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas PET e papel colorido. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de abordar a importância da sustentabilidade. Habilidade BNCC: EI03ET01.

2. Cartões de Natal Personalizados

Nesta atividade, os alunos irão confeccionar cartões de Natal utilizando papéis coloridos, canetinhas e adesivos. A proposta é que cada criança escreva uma mensagem especial para seus familiares, desenvolvendo habilidades de escrita e expressão. Habilidade BNCC: EI03EF02.

3. Contação de Histórias de Natal

Os professores podem realizar uma sessão de contação de histórias sobre o Natal, utilizando livros ilustrados ou fantoches. Essa atividade promove a imaginação e a compreensão de narrativas, além de incentivar o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EI03LP01.

4. Dança das Cadeiras Natalina

Uma versão do clássico jogo de dança das cadeiras, mas com músicas natalinas. As crianças devem dançar ao som das canções e, quando a música parar, encontrar um lugar para sentar. Essa atividade promove a socialização e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03EF03.

5. Oficina de Enfeites de Natal

Os alunos poderão criar enfeites de Natal utilizando materiais como papel, tinta, glitter e fitas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora fina, além de permitir que as crianças levem para casa um enfeite feito por elas. Habilidade BNCC: EI03ET02.

6. Teatro de Fantoches com Temática Natalina

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches, onde encenarão histórias natalinas. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03LP03.

7. Caça ao Tesouro Natalino

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao Natal, onde as crianças devem seguir as dicas para encontrar um “presente” escondido. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03MA01.

8. Música e Rimas de Natal

Os alunos podem aprender e criar músicas ou rimas sobre o Natal. Essa atividade estimula a criatividade, a memória e a musicalidade, além de ser uma forma divertida de celebrar a data. Habilidade BNCC: EI03EF01.

9. Pintura de Natal

Propor uma atividade de pintura onde as crianças possam criar suas próprias obras de arte com temas natalinos, utilizando tintas e pincéis. Essa atividade desenvolve a expressão artística e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03ET03.

10. Jogo de Memória com Símbolos Natalinos

Criar um jogo de memória utilizando cartões com símbolos natalinos, como árvores, estrelas e presentes. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de ser uma forma lúdica de aprender sobre o Natal. Habilidade BNCC: EI03MA02.