15 Ideias de Atividades (BNCC) natação

1. Natação e Coordenação Motora

Uma atividade que pode ser realizada com crianças é a prática de exercícios que visam melhorar a coordenação motora. Os alunos podem ser divididos em grupos e, utilizando boias e pranchas, devem realizar uma série de movimentos coordenados, como nadar em diferentes estilos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a importância da coordenação motora nas atividades aquáticas.

2. Jogos de Revezamento na Água

Os jogos de revezamento são uma excelente maneira de trabalhar a natação de forma lúdica. Os alunos podem ser divididos em equipes e realizar uma corrida de revezamento, onde cada membro deve nadar uma distância específica antes de passar o bastão para o próximo. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competitividade saudável, atendendo à habilidade BNCC EF15EF02.

3. Atividades de Flutuação

Ensinar os alunos a flutuar é essencial para a segurança na água. Uma atividade pode envolver o uso de pranchas e boias, onde os alunos devem praticar a flutuação em diferentes posições (de costas, de frente, etc.). Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15EF03, que enfatiza a importância da flutuação como uma técnica de segurança na natação.

4. Natação Sincronizada

A natação sincronizada é uma atividade que combina natação com dança. Os alunos podem formar duplas ou grupos e criar uma coreografia na água, utilizando movimentos de natação. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a expressão artística nas atividades aquáticas.

5. Circuito de Natação

Um circuito de natação pode ser montado com diferentes estações, onde os alunos devem realizar atividades específicas, como nadar, saltar, e mergulhar. Cada estação pode ter um tempo determinado, e os alunos devem rotacionar entre elas. Essa atividade promove a resistência e a força, atendendo à habilidade BNCC EF15EF05, que trata do desenvolvimento de capacidades físicas na natação.

6. Caça ao Tesouro Subaquático

Organizar uma caça ao tesouro subaquático é uma forma divertida de engajar os alunos. Objetos podem ser colocados no fundo da piscina, e os alunos devem mergulhar para encontrá-los. Essa atividade desenvolve habilidades de mergulho e apneia, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a exploração subaquática.

7. Aulas de Natação em Estilos Diferentes

Ensinar os diferentes estilos de natação (crawl, costas, peito e borboleta) pode ser feito através de aulas práticas. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve praticar um estilo específico, com o objetivo de aprimorar a técnica. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a importância de conhecer e praticar diferentes estilos de natação.

8. Simulação de Situações de Emergência

Simular situações de emergência na água é uma atividade importante para a segurança dos alunos. Eles podem aprender a ajudar um colega em dificuldades, praticando técnicas de resgate e flutuação. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a importância da segurança e do socorro em ambientes aquáticos.

9. Natação e Música

Integrar música às aulas de natação pode tornar a atividade mais divertida. Os alunos podem nadar ao ritmo de músicas, criando coreografias aquáticas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que aborda a relação entre música e movimento nas atividades aquáticas.

10. Desafios de Velocidade

Os desafios de velocidade são uma forma de incentivar a competitividade saudável entre os alunos. Eles podem competir em diferentes distâncias, cronometrando o tempo que levam para nadar. Essa atividade promove a resistência e a velocidade, atendendo à habilidade BNCC EF15EF10, que enfatiza a importância da velocidade nas atividades aquáticas.