15 Ideias de Atividades (BNCC) na EJA

1. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes para a comunidade escolar. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe. Os códigos das habilidades da BNCC que podem ser trabalhados incluem EF15LP01 (Produção de textos) e EF15LP02 (Leitura e interpretação de textos).

2. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre questões sociais, como desigualdade, meio ambiente ou direitos humanos, permite que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e escuta. As habilidades da BNCC relacionadas são EF15LP03 (Argumentação) e EF15CI01 (Discussão sobre temas científicos).

3. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema estudado, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de trabalhar com a habilidade EF15LP04 (Produção de textos multimídia).

4. Leitura de Clássicos da Literatura

A leitura de clássicos da literatura brasileira pode ser uma excelente forma de desenvolver a interpretação de texto e o gosto pela leitura. As habilidades da BNCC que podem ser abordadas incluem EF15LP05 (Leitura de obras literárias) e EF15LP06 (Análise de personagens e enredos).

5. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog para compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa atividade envolve escrita, pesquisa e uso de tecnologia, abordando as habilidades EF15LP07 (Produção de textos digitais) e EF15LP08 (Interação em ambientes digitais).

6. Oficina de Artes Visuais

Realizar uma oficina de artes visuais onde os alunos possam expressar suas emoções e pensamentos através da arte. Essa atividade pode trabalhar as habilidades EF15AR01 (Produção artística) e EF15AR02 (Análise de obras de arte).

7. Projeto de Leitura Coletiva

Implementar um projeto de leitura coletiva onde os alunos leem um livro juntos e discutem suas impressões. Essa atividade pode desenvolver a habilidade EF15LP09 (Interpretação e análise de textos lidos).

8. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula para explorar conceitos de ciências. Essa atividade pode abordar as habilidades EF15CI02 (Investigação científica) e EF15CI03 (Registro de observações).

9. Criação de Jogos Educativos

Os alunos podem criar jogos educativos que ajudem a fixar o conteúdo aprendido. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, abordando as habilidades EF15LP10 (Criação de jogos) e EF15LP11 (Interação e colaboração).

10. Visitas a Museus Virtuais

Promover visitas a museus virtuais para que os alunos conheçam obras de arte e história. Essa atividade pode trabalhar as habilidades EF15AR03 (Interpretação de obras de arte) e EF15HI01 (Estudo de história através de fontes diversas).

11. Criação de Podcasts

Os alunos podem desenvolver podcasts sobre temas de interesse, o que estimula a pesquisa e a fala em público. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem EF15LP12 (Produção de áudio) e EF15LP13 (Escuta ativa).

12. Discussão de Filmes e Documentários

Assistir e discutir filmes ou documentários que abordem temas relevantes pode enriquecer o aprendizado. As habilidades da BNCC relacionadas são EF15LP14 (Análise crítica de mídias) e EF15CI04 (Reflexão sobre o conhecimento científico).

13. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas estudados, o que estimula a pesquisa e a criatividade. As habilidades da BNCC que podem ser abordadas incluem EF15LP15 (Produção de textos visuais) e EF15AR04 (Criação de obras visuais).

14. Simulações de Situações do Cotidiano

Realizar simulações de situações do cotidiano, como entrevistas de emprego ou negociações, pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades sociais. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são EF15LP16 (Interação social) e EF15CI05 (Resolução de problemas).

15. Criação de um Clube de Leitura

Formar um clube de leitura onde os alunos possam discutir livros e compartilhar suas opiniões. Essa atividade pode abordar as habilidades EF15LP17 (Interação em grupo) e EF15LP18 (Análise crítica de textos).