15 Ideias de Atividades (BNCC) música para educação infantil

1. Roda de Música

A roda de música é uma atividade que promove a interação entre as crianças, permitindo que elas cantem e dancem juntas. Os professores podem escolher músicas populares ou tradicionais que sejam conhecidas pelas crianças. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EMEI01CG03.

2. Instrumentos Musicais Caseiros

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e papel. Após a confecção, as crianças podem experimentar os sons que seus instrumentos produzem e até formar uma pequena orquestra. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção sonora. Habilidade BNCC: EMEI01CG04.

3. Dança das Cadeiras Musical

Essa atividade clássica é uma ótima maneira de trabalhar a música e o movimento. As crianças dançam ao som de uma música e, quando ela para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A atividade pode ser adaptada com diferentes estilos musicais, promovendo a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EMEI01CG05.

4. Contação de Histórias com Música

Os professores podem contar histórias que envolvam músicas, fazendo com que as crianças participem cantando partes da narrativa. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem oral, além de promover o prazer pela leitura. Habilidade BNCC: EMEI01CG06.

5. Jogo de Rimas Musicais

Os alunos podem participar de um jogo onde devem criar rimas para músicas conhecidas. Essa atividade ajuda a desenvolver a linguagem e a criatividade, além de ser uma forma divertida de trabalhar com a sonoridade das palavras. Habilidade BNCC: EMEI01CG07.

6. Mapa Sonoro da Escola

As crianças podem explorar a escola e registrar os sons que ouvem em diferentes ambientes. Depois, podem criar um mapa sonoro, associando os sons a imagens. Essa atividade estimula a observação e a percepção auditiva. Habilidade BNCC: EMEI01CG08.

7. Coreografia de Músicas Infantis

Os professores podem ensinar coreografias simples para músicas infantis. As crianças podem se apresentar em grupos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e expressão corporal. Habilidade BNCC: EMEI01CG09.

8. Caça ao Tesouro Musical

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro onde as pistas são músicas. Cada música leva a uma nova pista até chegar ao “tesouro”. Essa atividade estimula a escuta e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EMEI01CG10.

9. Músicas do Mundo

Os professores podem apresentar músicas de diferentes culturas e países, promovendo a diversidade cultural. As crianças podem aprender sobre os instrumentos e danças típicas de cada lugar. Habilidade BNCC: EMEI01CG11.

10. Criação de Canções

As crianças podem ser incentivadas a criar suas próprias canções, utilizando melodias conhecidas ou criando novas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EMEI01CG12.

11. Teatro Musical

Os alunos podem encenar pequenas peças teatrais que envolvam música. Essa atividade desenvolve a expressão artística e a capacidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EMEI01CG13.

12. Jogos de Imitação Musical

As crianças podem participar de jogos onde imitam sons de instrumentos ou animais. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção auditiva, além de ser muito divertida. Habilidade BNCC: EMEI01CG14.

13. Música e Emoções

Os alunos podem ouvir diferentes músicas e discutir as emoções que cada uma delas provoca. Essa atividade ajuda as crianças a reconhecerem e expressarem suas emoções. Habilidade BNCC: EMEI01CG15.

14. Músicas e Histórias de Vida

Os professores podem convidar os alunos a compartilhar músicas que têm um significado especial em suas vidas. Essa atividade promove a troca cultural e o respeito pelas histórias dos outros. Habilidade BNCC: EMEI01CG16.

15. Festival de Música Infantil

Os alunos podem participar de um festival onde apresentam músicas que aprenderam ou criaram. Essa atividade promove a autoconfiança e a valorização da expressão artística. Habilidade BNCC: EMEI01CG17.