15 Ideias de Atividades (BNCC) música na escola

1. Roda de Música

A roda de música é uma atividade que promove a interação entre os alunos e o aprendizado de diferentes ritmos e melodias. Os alunos podem trazer instrumentos musicais de casa ou utilizar os disponíveis na escola. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade BNCC EM13LGG101, que propõe a exploração de diferentes gêneros musicais e suas características.

2. Criação de Letra de Música

Nesta atividade, os alunos são desafiados a criar letras de músicas que abordem temas relevantes para a sua realidade. A atividade pode ser realizada em grupos, estimulando a colaboração e a criatividade. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EM13LGG102, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

3. Dança e Movimento

Integrar dança e movimento à música é uma excelente forma de trabalhar a expressão corporal. Os alunos podem aprender coreografias de músicas populares ou criar suas próprias danças. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13EF02, que aborda a expressão corporal e a dança como formas de comunicação.

4. Análise de Letras de Música

Os alunos podem escolher uma música e analisar sua letra, discutindo o significado e os sentimentos que ela evoca. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade BNCC EM13LGG103, que trata da análise de diferentes tipos de textos.

5. Apresentação Musical

Organizar uma apresentação musical na escola, onde os alunos podem mostrar suas habilidades, seja cantando, tocando instrumentos ou dançando. Essa atividade promove a autoconfiança e a valorização do trabalho em grupo, conectando-se à habilidade BNCC EM13EF03, que trata da apreciação e valorização das manifestações artísticas.

6. Estudo de Instrumentos Musicais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes instrumentos musicais, suas origens e como são tocados. Essa atividade pode incluir uma apresentação oral ou um cartaz informativo, alinhando-se à habilidade BNCC EM13ET02, que propõe a pesquisa e apresentação de informações sobre diferentes culturas.

7. Música e Literatura

Integrar a música à literatura é uma forma de enriquecer o aprendizado. Os alunos podem escolher poemas e transformá-los em canções, explorando a relação entre os dois gêneros. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13LGG104, que incentiva a produção de textos literários.

8. Jogos Musicais

Os jogos musicais, como “a dança das cadeiras” ou “stop musical”, são ótimas opções para trabalhar a música de forma lúdica. Essas atividades ajudam a desenvolver a coordenação motora e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EM13EF04, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras e sociais.

9. Composição Coletiva

Os alunos podem trabalhar em grupos para compor uma música que represente a turma ou a escola. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de estar alinhada à habilidade BNCC EM13LGG105, que propõe a criação de produções artísticas coletivas.

10. Música e História

Explorar a relação entre música e história é uma forma de entender como a música reflete a sociedade. Os alunos podem pesquisar músicas de diferentes épocas e discutir seu contexto histórico, alinhando-se à habilidade BNCC EM13HI02, que propõe a análise de diferentes manifestações culturais ao longo da história.