15 Ideias de Atividades (BNCC) música ensino médio

15 Ideias de Atividades (BNCC) Música Ensino Médio

1. Análise de Letras de Músicas: Os alunos podem escolher uma música de sua preferência e realizar uma análise crítica da letra, identificando temas, figuras de linguagem e a mensagem transmitida. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13LGG101, que aborda a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Trilhas Sonoras: Os estudantes devem criar uma trilha sonora para um filme ou uma cena literária, selecionando músicas que se encaixem no contexto e justifiquem suas escolhas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EM13LP11, que trata da produção de textos e da argumentação.

3. Estudo de Estilos Musicais: Promover uma pesquisa sobre diferentes estilos musicais, como rock, MPB, samba, entre outros. Os alunos podem apresentar suas descobertas em sala de aula, relacionando cada estilo a seu contexto histórico e social. Essa atividade se conecta à habilidade EM13CN01, que envolve a compreensão de fenômenos culturais.

4. Composição de Músicas: Os alunos podem ser desafiados a compor uma música original, abordando temas relevantes para a juventude contemporânea. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13LP12, que trata da criação de textos em diferentes formatos.

5. Debate sobre Música e Sociedade: Organizar um debate sobre o papel da música na sociedade, discutindo como ela pode influenciar comportamentos e opiniões. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EM13LP13, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

6. Produção de Vídeos Musicais: Os alunos podem criar um vídeo musical que represente uma mensagem social ou política, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade se relaciona à habilidade EM13ET01, que aborda a produção e a análise de diferentes mídias.

7. Pesquisa sobre Compositores Brasileiros: Os estudantes devem pesquisar sobre a vida e obra de compositores brasileiros, apresentando suas contribuições para a música nacional. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13LP03, que trata da leitura e interpretação de textos informativos.

8. Oficina de Instrumentos Musicais: Promover uma oficina onde os alunos possam aprender a tocar um instrumento musical, incentivando a prática e a apreciação musical. Essa atividade se conecta à habilidade EM13AR01, que envolve a apreciação e a produção artística.

9. Estudo de Músicas de Protesto: Analisar músicas que abordam temas de protesto e resistência, discutindo seu impacto social e cultural. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EM13HG02, que trata da análise de contextos históricos.

10. Criação de Podcasts Musicais: Os alunos podem criar um podcast onde discutem suas músicas favoritas, analisando letras e contextos. Essa atividade se relaciona à habilidade EM13LP14, que envolve a produção de textos orais e digitais.

11. Interpretação de Músicas Clássicas: Promover uma atividade onde os alunos devem interpretar uma música clássica, discutindo sua estrutura e estilo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13AR02, que aborda a apreciação de obras artísticas.

12. Jogo de Quiz Musical: Criar um quiz sobre conhecimentos musicais, incluindo perguntas sobre artistas, gêneros e história da música. Essa atividade se conecta à habilidade EM13LP05, que envolve a leitura e interpretação de informações.

13. Estudo de Músicas Internacionais: Analisar músicas internacionais, comparando-as com a música brasileira em termos de estilo e temática. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EM13LP04, que trata da análise de diferentes culturas.

14. Criação de Letras de Rap: Os alunos podem criar letras de rap que abordem questões sociais, desenvolvendo habilidades de escrita e crítica. Essa atividade se relaciona à habilidade EM13LP12, que envolve a produção de textos criativos.

15. Apresentação de Danças: Organizar uma apresentação onde os alunos possam dançar músicas de diferentes estilos, promovendo a expressão corporal e a cultura. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13AR03, que aborda a expressão artística e corporal.