15 Ideias de Atividades (BNCC) musculação

1. Circuito de Musculação

Organizar um circuito de musculação onde os alunos possam experimentar diferentes estações de exercícios, como agachamentos, flexões e abdominais. Cada estação deve durar entre 30 segundos a 1 minuto, permitindo que os alunos explorem a execução correta dos movimentos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF09EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a promoção da saúde.

2. Aula de Musculação com Pesos Corporais

Promover uma aula focada em exercícios que utilizam apenas o peso corporal, como pranchas, burpees e saltos. Essa prática ajuda os alunos a entenderem a importância da força funcional e pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09EF02, que enfatiza a importância da força e resistência muscular.

3. Desafio de Repetições

Realizar um desafio onde os alunos competem para ver quem consegue realizar o maior número de repetições de um exercício específico, como flexões ou agachamentos. Essa atividade pode ser utilizada para discutir a importância da resistência muscular e se relaciona com a habilidade BNCC EF09EF03, que trata do desenvolvimento de capacidades físicas.

4. Musculação e Alimentação Saudável

Integrar uma atividade que discuta a relação entre musculação e alimentação saudável. Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre alimentos que ajudam na recuperação muscular. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09EF04, que aborda a importância da alimentação equilibrada para a prática de atividades físicas.

5. Treinamento em Duplas

Propor um treinamento em duplas onde os alunos se ajudam a realizar os exercícios corretamente, promovendo a correção de posturas e a motivação mútua. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF09EF05, que enfatiza a importância do trabalho em equipe nas atividades físicas.

6. Musculação e Saúde Mental

Realizar uma discussão sobre como a musculação pode impactar positivamente a saúde mental dos alunos. Os alunos podem criar cartazes ou apresentações sobre o tema, que se relaciona à habilidade BNCC EF09EF06, que aborda a relação entre atividade física e bem-estar psicológico.

7. Jogos de Musculação

Desenvolver jogos que incorporam elementos de musculação, como uma gincana onde os alunos precisam completar desafios de força. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09EF07, que trata da prática de atividades físicas de forma lúdica e divertida.

8. Aula de Musculação ao Ar Livre

Organizar uma aula de musculação ao ar livre, utilizando o ambiente natural como equipamento, como troncos para agachamentos ou bancos para flexões. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF09EF08, que aborda a prática de atividades físicas em diferentes contextos.

9. Musculação e Prevenção de Lesões

Promover uma aula que discuta a importância da prevenção de lesões na musculação, incluindo aquecimento e alongamento. Os alunos podem criar um guia de boas práticas, que se relaciona à habilidade BNCC EF09EF09, que enfatiza a importância da segurança nas atividades físicas.

10. Avaliação de Desempenho

Realizar uma atividade onde os alunos avaliam seu próprio desempenho em diferentes exercícios de musculação, registrando suas repetições e pesos utilizados. Essa prática pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09EF10, que aborda a autoavaliação e a reflexão sobre o desempenho nas atividades físicas.