15 Ideias de Atividades (BNCC) multiplicação e divisão 4º ano

1. Jogo da Multiplicação e Divisão

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao responder corretamente questões de multiplicação e divisão. As perguntas podem ser adaptadas ao nível de dificuldade da turma, e o jogo pode incluir cartas com desafios adicionais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04MA06, que envolve resolver e elaborar problemas que envolvem multiplicação e divisão.

2. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos que expliquem os conceitos de multiplicação e divisão. Eles devem incluir exemplos práticos e visuais, facilitando a compreensão. Essa atividade promove a habilidade EF04MA07, que trata da representação de situações que envolvem multiplicação e divisão.

3. Desafios Matemáticos em Duplas

Forme duplas e proponha desafios matemáticos que envolvam multiplicação e divisão. Cada dupla deve resolver um conjunto de problemas e apresentar suas soluções para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e está alinhada à habilidade EF04MA08, que envolve a resolução de problemas em contextos variados.

4. Uso de Materiais Concretos

Utilize materiais concretos, como blocos de montar ou contadores, para que os alunos possam visualizar e manipular as operações de multiplicação e divisão. Essa abordagem prática ajuda a desenvolver a habilidade EF04MA06, tornando o aprendizado mais significativo.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações de multiplicação e divisão. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade EF04MA09, que envolve a interpretação de diferentes linguagens.

6. Jogos Online de Matemática

Incentive os alunos a utilizarem jogos online que abordem multiplicação e divisão. Existem diversas plataformas que oferecem atividades interativas, permitindo que os alunos pratiquem de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04MA08, que envolve a resolução de problemas em contextos digitais.

7. Atividades com Grupos de Dados

Proponha atividades que envolvam a coleta e análise de dados, onde os alunos devem multiplicar e dividir para obter informações. Por exemplo, calcular a média de notas de uma turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04MA10, que trata da análise de dados e probabilidades.

8. Criação de Jogos de Cartas

Desenvolva um jogo de cartas onde cada carta apresenta uma operação de multiplicação ou divisão. Os alunos devem formar pares ou grupos de cartas que resultem em um número específico. Essa atividade promove a habilidade EF04MA06, incentivando a prática de operações matemáticas.

9. Atividades de Culinária

Realize uma atividade de culinária onde os alunos precisem multiplicar ou dividir as quantidades de ingredientes. Por exemplo, se uma receita serve quatro pessoas, quantos ingredientes são necessários para servir oito? Essa atividade está alinhada à habilidade EF04MA07, que envolve o uso de operações em situações do cotidiano.

10. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos podem criar seus próprios problemas de multiplicação e divisão, desafiando os colegas a resolvê-los. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF04MA08, que envolve a elaboração de problemas matemáticos.

11. Atividades com Jogos de Tabuleiro

Utilize jogos de tabuleiro clássicos, como Banco Imobiliário, para ensinar multiplicação e divisão. Os alunos podem calcular valores de propriedades e dividir lucros, tornando o aprendizado mais divertido. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04MA06, que envolve a resolução de problemas em contextos lúdicos.

12. Mapa da Multiplicação

Crie um mapa da multiplicação na sala de aula, onde cada aluno deve colar um exemplo de multiplicação ou divisão em um espaço específico. Essa atividade visual ajuda na memorização e compreensão dos conceitos, alinhando-se à habilidade EF04MA07.

13. Desafios de Tempo

Proponha desafios onde os alunos devem resolver problemas de multiplicação e divisão dentro de um tempo limite. Isso estimula a agilidade mental e a concentração, alinhando-se à habilidade EF04MA08, que envolve a resolução de problemas de forma eficiente.

14. Atividades com Gráficos

Os alunos podem criar gráficos que representem dados coletados e, em seguida, usar multiplicação e divisão para analisar as informações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04MA10, que trata da interpretação de gráficos e dados.

15. Teatro Matemático

Os alunos podem encenar pequenas peças que envolvam situações de multiplicação e divisão, promovendo a compreensão dos conceitos de forma lúdica. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF04MA09, que envolve a interpretação de diferentes linguagens.