15 Ideias de Atividades (BNCC) Multiplicação 5º Ano

1. Jogo da Multiplicação em Duplas

Organize os alunos em duplas e forneça um tabuleiro com operações de multiplicação. Cada dupla deve jogar um dado e, ao cair em uma casa, resolver a multiplicação correspondente. Essa atividade estimula a colaboração e a prática das habilidades de multiplicação. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

2. Criação de Cartazes de Multiplicação

Pede-se aos alunos que criem cartazes ilustrativos com as tabuadas de multiplicação. Eles devem incluir exemplos práticos e desenhos que representem as operações. Essa atividade promove a criatividade e a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

3. Bingo da Multiplicação

Prepare cartões de bingo com resultados de multiplicações. O professor chama as operações, e os alunos devem marcar os resultados em seus cartões. O primeiro a completar uma linha grita “Bingo!” e ganha. Essa atividade é divertida e reforça a agilidade mental. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

4. Desafio da Multiplicação

Crie um desafio em que os alunos devem resolver uma série de problemas de multiplicação em um tempo determinado. Os alunos podem trabalhar em grupos e discutir as estratégias para resolver as questões. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

5. Jogo da Memória com Tabuada

Elabore um jogo da memória utilizando cartões que contenham multiplicações e seus respectivos resultados. Os alunos devem encontrar os pares corretos, o que ajuda na memorização das tabuadas. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

6. Atividades com Material Manipulativo

Utilize objetos como blocos de montar ou contadores para que os alunos possam visualizar e manipular as multiplicações. Essa abordagem tátil facilita a compreensão do conceito de multiplicação. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações de multiplicação. Essa atividade estimula a narrativa e a aplicação prática da matemática em contextos do dia a dia. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

8. Jogo de Tabuada Online

Utilize plataformas digitais que oferecem jogos interativos de tabuada. Os alunos podem jogar individualmente ou em grupos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

9. Multiplicação com Música

Crie uma canção que inclua as tabuadas de multiplicação. Os alunos podem cantar e dançar, facilitando a memorização através da música. Essa atividade é lúdica e promove o aprendizado de forma divertida. Habilidade BNCC: (EF05MA06).

10. Competição de Multiplicação

Organize uma competição em que os alunos devem resolver o maior número de operações de multiplicação em um tempo limitado. Essa atividade incentiva a rapidez e a precisão nas respostas. Habilidade BNCC: (EF05MA06).