15 Ideias de Atividades (BNCC) multiplicação 3º ano fundamental

1. Jogo da Multiplicação com Dados

Utilize dados para criar um jogo interativo onde os alunos devem lançar os dados e multiplicar os números obtidos. Essa atividade estimula a prática da multiplicação de forma lúdica e divertida. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, e o professor pode acompanhar o progresso, garantindo que todos compreendam o conceito. Habilidade BNCC: EF03MA06.

2. Cartões de Multiplicação

Crie cartões com diferentes operações de multiplicação e distribua entre os alunos. Cada aluno deve encontrar seu par correspondente, promovendo a interação e a revisão dos conceitos. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou como tarefa de casa. Habilidade BNCC: EF03MA06.

3. Multiplicação com Material Dourado

Utilize material dourado para representar visualmente a multiplicação. Os alunos podem montar grupos de unidades, dezenas e centenas, facilitando a compreensão do conceito de multiplicação. Essa atividade é ideal para alunos que aprendem melhor de forma visual e tátil. Habilidade BNCC: EF03MA06.

4. Bingo da Multiplicação

Organize um bingo onde os números sorteados são resultados de multiplicações. Os alunos devem marcar os resultados em suas cartelas. Essa atividade promove a revisão de forma divertida e competitiva, incentivando o aprendizado em grupo. Habilidade BNCC: EF03MA06.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem histórias em quadrinhos que envolvam situações de multiplicação. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF03MA06.

6. Desafio da Multiplicação

Proponha um desafio em que os alunos devem resolver uma série de problemas de multiplicação em um tempo determinado. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a colaboração e o raciocínio rápido. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Jogos Online de Multiplicação

Utilize plataformas digitais que oferecem jogos educativos de multiplicação. Os alunos podem jogar em casa ou na escola, permitindo que pratiquem em um ambiente interativo e dinâmico. Habilidade BNCC: EF03MA06.

8. Criação de Gráficos de Multiplicação

Peça aos alunos que criem gráficos que representem a multiplicação de diferentes números. Essa atividade ajuda a visualizar a relação entre os números e a entender melhor o conceito de multiplicação. Habilidade BNCC: EF03MA06.

9. Multiplicação com Música

Incorpore músicas que ensinem a multiplicação. Os alunos podem cantar e dançar enquanto aprendem, tornando o aprendizado mais envolvente e memorável. Habilidade BNCC: EF03MA06.

10. Atividades de Multiplicação em Grupo

Divida a turma em grupos e proponha atividades em que cada grupo deve resolver um problema de multiplicação e apresentá-lo para a classe. Essa atividade estimula a colaboração e a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF03MA06.

11. Multiplicação com Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas de multiplicação. Essa atividade combina diversão e aprendizado, incentivando a prática em um formato diferente. Habilidade BNCC: EF03MA06.

12. Atividades de Multiplicação com Alimentos

Utilize alimentos para ensinar multiplicação. Por exemplo, peça aos alunos que agrupem frutas em cestas e calculem quantas frutas há no total. Essa abordagem prática ajuda a conectar a matemática com o cotidiano. Habilidade BNCC: EF03MA06.

13. Jogos de Cartas de Multiplicação

Crie um jogo de cartas onde cada carta tem uma multiplicação e o aluno deve encontrar o resultado correspondente. Essa atividade promove a agilidade mental e a prática constante. Habilidade BNCC: EF03MA06.

14. Multiplicação com Quebra-Cabeças

Desenvolva quebra-cabeças que envolvam multiplicação. Os alunos devem montar as peças que representam diferentes multiplicações, promovendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

15. Criação de Vídeos Educativos

Incentive os alunos a criar vídeos explicativos sobre a multiplicação. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação, além de ser uma forma moderna de aprendizado. Habilidade BNCC: EF03MA06.