15 Ideias de Atividades (BNCC) Montessori

1. Atividade de Classificação de Objetos

A primeira ideia de atividade Montessori é a classificação de objetos. Os alunos podem utilizar diferentes materiais, como blocos de madeira, para classificar por cor, forma ou tamanho. Essa atividade desenvolve habilidades motoras finas e a capacidade de observação. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a organização e a classificação de informações.

2. Jogo de Memória com Palavras

Outra atividade interessante é o jogo de memória com palavras. Os alunos criam pares de cartões com palavras e imagens, promovendo a associação entre texto e imagem. Essa atividade estimula a memória e a linguagem. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que foca na leitura e interpretação de textos.

3. Experiência com Plantas

Os alunos podem realizar uma atividade de plantio, onde aprendem sobre o ciclo de vida das plantas. Eles podem plantar sementes em pequenos vasos e acompanhar o crescimento, registrando suas observações. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI01, que trata da observação e descrição de fenômenos naturais.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

5. Montagem de Quebra-Cabeças

A montagem de quebra-cabeças é uma atividade que desenvolve a lógica e a coordenação motora. Os alunos podem trabalhar em grupos para montar quebra-cabeças que representam diferentes temas, como animais ou paisagens. A habilidade BNCC correspondente é EF02MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

6. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente maneira de ensinar. Os alunos podem criar coreografias para músicas conhecidas, promovendo a expressão corporal e a coordenação. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que trata da apreciação e criação artística.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de água e óleo, ajuda os alunos a entender conceitos básicos de química. Eles podem registrar suas observações e conclusões. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI02, que envolve a investigação e o registro de fenômenos.

8. Criação de Mapas Mentais

A criação de mapas mentais é uma ótima maneira de organizar informações. Os alunos podem criar mapas sobre um tema específico, utilizando desenhos e palavras-chave. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a organização de ideias e informações.

9. Atividade de Culinária

Uma atividade de culinária, como fazer uma salada de frutas, permite que os alunos aprendam sobre nutrição e medidas. Eles podem trabalhar em grupos e seguir uma receita. A habilidade BNCC correspondente é EF02MA02, que envolve a utilização de medidas em situações práticas.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches, desenvolvendo histórias e personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que trata da criação e apresentação de produções artísticas.