15 Ideias de Atividades (BNCC) metodologia triangular

1. Jogo de Memória com Conceitos da BNCC

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando os conceitos e habilidades da BNCC. Os alunos podem criar cartões com definições e exemplos de habilidades, como a habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP01), que envolve a leitura e interpretação de textos. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos conteúdos de forma divertida.

2. Debate sobre Temas da BNCC

Organizar um debate em sala de aula sobre temas relevantes abordados na BNCC, como cidadania e direitos humanos (EF12HI01). Os alunos podem ser divididos em grupos para pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade promove o pensamento crítico e a capacidade de se posicionar sobre questões sociais.

3. Criação de um Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões sobre as aprendizagens adquiridas nas aulas, alinhadas à BNCC. Essa atividade pode incluir a habilidade de Produção Textual (EF15LP02), onde os alunos escrevem textos informativos e opinativos. Além de desenvolver a escrita, os alunos aprendem sobre a importância da comunicação digital.

4. Projeto de Pesquisa sobre a História Local

Desenvolver um projeto de pesquisa sobre a história da comunidade local, alinhado à BNCC (EF12HI03). Os alunos podem entrevistar moradores, coletar dados e apresentar suas descobertas em uma exposição. Essa atividade estimula a pesquisa, o trabalho em equipe e a valorização da cultura local.

5. Oficina de Artes com Temas da BNCC

Realizar uma oficina de artes onde os alunos criam obras inspiradas em temas da BNCC, como meio ambiente (EF15CI05). Os alunos podem utilizar diferentes materiais e técnicas, promovendo a criatividade e a expressão artística. Essa atividade também pode incluir discussões sobre a importância da preservação ambiental.

6. Simulação de Mercado

Organizar uma simulação de mercado onde os alunos aprendem sobre economia e finanças, alinhada à BNCC (EF15MAT10). Os alunos podem criar produtos, definir preços e realizar vendas, desenvolvendo habilidades de matemática e empreendedorismo. Essa atividade proporciona uma compreensão prática de conceitos econômicos.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas da BNCC, como saúde e bem-estar (EF15CI04). Essa atividade envolve pesquisa, roteirização e gravação, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo. Além disso, os alunos aprendem sobre a importância da comunicação visual e digital.

8. Jogo de Role-Playing sobre Direitos Humanos

Realizar um jogo de role-playing onde os alunos representam diferentes personagens em situações relacionadas aos direitos humanos, conforme a BNCC (EF12HI02). Essa atividade promove a empatia e a compreensão das diversas perspectivas sociais, além de desenvolver habilidades de resolução de conflitos.

9. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da BNCC, como diversidade cultural (EF12LP03). Essa atividade envolve pesquisa, escrita e edição, promovendo o trabalho em equipe e a comunicação. Os alunos aprendem sobre a importância da informação e do jornalismo na sociedade.

10. Experimentos Científicos Práticos

Realizar experimentos científicos práticos que estejam alinhados à BNCC (EF15CI01). Os alunos podem investigar fenômenos naturais, registrar observações e apresentar suas conclusões. Essa atividade estimula a curiosidade científica e o método científico, promovendo a aprendizagem ativa e significativa.

11. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre os conteúdos estudados, utilizando a habilidade de organização do conhecimento (EF15LP04). Essa atividade ajuda a visualizar as relações entre os conceitos e a estrutura do conhecimento, facilitando a compreensão e a retenção de informações.

12. Atividades de Leitura Compartilhada

Promover atividades de leitura compartilhada onde os alunos leem em grupos e discutem os textos, alinhados à BNCC (EF15LP05). Essa prática desenvolve a compreensão leitora e a capacidade de interpretação, além de incentivar a troca de ideias e a colaboração entre os alunos.

13. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos sobre temas da BNCC, como saúde e prevenção de doenças (EF15CI06). Essa atividade envolve pesquisa, síntese de informações e design gráfico, estimulando a criatividade e a habilidade de comunicação visual. Os alunos aprendem a apresentar dados de forma clara e atrativa.

14. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro educativos que abordem conteúdos da BNCC, como matemática e ciências (EF15MAT12). Os alunos podem criar regras e desafios, promovendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e interativo.

15. Apresentações Teatrais sobre Temas Sociais

Os alunos podem desenvolver e apresentar peças teatrais que abordem temas sociais e éticos, conforme a BNCC (EF12LP06). Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a reflexão crítica sobre questões importantes da sociedade. Os alunos aprendem a trabalhar em equipe e a se comunicar de forma eficaz.