15 Ideias de Atividades (BNCC) metamorfose da borboleta

1. Observação da Metamorfose

Uma atividade prática que envolve a observação de lagartas se transformando em borboletas. Os alunos podem acompanhar o processo em tempo real, registrando as etapas da metamorfose em um diário. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a observação de fenômenos naturais.

2. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual que ilustre as etapas da metamorfose da borboleta. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos e a organização de ideias.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches que represente a história da metamorfose da borboleta. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, atendendo à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a criação de produções artísticas.

4. Experimento com Plantas

Os alunos podem realizar um experimento para entender a relação entre borboletas e plantas. Plantar flores que atraem borboletas e observar a visitação delas pode ser uma forma de aplicar a habilidade BNCC EF02CI04, que trata da interação entre seres vivos e o meio ambiente.

5. Produção de Vídeo

Os alunos podem gravar um vídeo explicando o processo de metamorfose da borboleta. Essa atividade estimula a comunicação e o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

6. Desenho e Pintura

Os alunos podem criar desenhos ou pinturas que representem as diferentes fases da metamorfose. Essa atividade artística pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a apreciação e a produção de obras de arte.

7. Jogo da Memória

Desenvolver um jogo da memória com imagens das fases da metamorfose da borboleta pode ser uma forma divertida de aprender. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que trata do reconhecimento de diferentes gêneros textuais e suas características.

8. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma sessão de contação de histórias sobre a metamorfose da borboleta. Essa atividade estimula a escuta e a interpretação de narrativas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a compreensão e a análise de textos orais.

9. Experiência de Sensibilização

Realizar uma atividade de sensibilização sobre a importância das borboletas no ecossistema. Os alunos podem discutir sobre polinização e biodiversidade, conectando-se à habilidade BNCC EF02CI05, que aborda a importância da preservação ambiental.

10. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram suas observações e aprendizados sobre a metamorfose. Essa atividade promove a reflexão e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos reflexivos.